A prévia de setembro da inflação em Belo Horizonte avançou 0,31%. Os preços das gasolina comum e do automóvel novo são os principais responsáveis pela alta. Já a alimentação fora da residência apresenta a segunda redução consecutiva puxada pela redução do custo da Alimentação em restaurante. De acordo com a Fundação IPEAD, a inflação acumulada nos últimos 12 meses pelo IPCA BH está em 6,18% e pelo IPCR em 5,41%. Fonte: Rádio Inconfidência – Nota emitida em Repórter Inconfidência AM 880 e FM 100,9 – Publicado em 20/09/2023 – Repórter Gustavo Abreu.
Continue lendo...Daily Archives: 20 de setembro de 2023
IPCA de Belo Horizonte sobe 0,31% na segunda quadrissemana de setembro
Já o IPCR da capital mineira fechou o período em alta de 0,54% O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Belo Horizonte variou 0,31% durante a segunda quadrissemana de setembro. É o que revela a pesquisa conduzida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead). Essa elevação no indicador está relacionada à alta do preço dos itens gasolina comum e automóvel novo, com variações positivas de 6,04% e 2,84%, respectivamente. O preço da gasolina comum contribuiu com uma variação positiva de 0,23 ponto percentual (p.p.) e do automóvel novo com 0,13 p.p no IPCA. Por outro lado, o grupo de alimentação fora da residência apresentou queda de 0,23% no período. A retração foi causada pela […]
Continue lendo...Repercussão do aumento de preços dos combustíveis
O IPEAD/UFMG por meio do economista Diogo Santos concedeu entrevista a rádio Itatiaia e repercutiu o reajuste de preços dos combustíveis em Belo Horizonte. Fonte: Rádio Itatiaia – Publicado em 20/09/2023 – Reportagem André Vasconcelos.
Continue lendo...Inflação em BH mantém crescimento na segunda prévia de setembro
A Fundação IPEAD, que este ano comemora 75 anos, divulga os resultados dos índices de inflação em Belo Horizonte da segunda prévia de setembro de 2023. Destaques: – O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA-BH, acelerou na última quadrissemana para 0,31%. – Inflação sentida pelas famílias de 1 a 5 salários mínimos, captada pelo IPCR, sobe para 0,54% nesta quadrissemana puxada pelo reajuste dos Preços da Gasolina Comum e do Óleo Diesel. – Custo dos Produtos administrados acumulam alta de 1,05% no mês. – Preços da Gasolina Comum e do Automóvel novo contribuem para alta da inflação. – Queda nos Preços das Excursões ajudam a segurar a inflação. – Alimentação fora da residência apresenta a segunda redução consecutiva puxada pela queda da Alimentação em restaurante. – Inflação acumulada nos últimos 12 meses pelo IPCA BH está em 6,18% e pelo IPCR está em 5,41%. Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição […]
Continue lendo...Repercussão da 1ª prévia da Inflação de setembro de 2023
A prévia de setembro da inflação em Belo Horizonte avançou 0,31%. Os preços das gasolina comum e do automóvel novo são os principais responsáveis pela alta. Já a alimentação fora da residência apresenta a segunda redução consecutiva puxada pela redução do custo da Alimentação em restaurante. De acordo com a Fundação IPEAD, a inflação acumulada nos últimos 12 meses pelo IPCA BH está em 6,18% e pelo IPCR em 5,41% Rádio Inconfidência AM 880 E FM 100,9 – Nota emitida na programação da rádio, sem produção de reportagem – Divulgado por Gustavo Abreu.
Continue lendo...