Publicação traz análises atualizadas dos cenários nacional e internacional, com destaque para o acordo Mercosul–União Europeia
Está no ar a edição de janeiro de 2026 do Boletim de Conjuntura Econômica do IPEAD. A publicação apresenta análises e dados atualizados sobre o cenário econômico nacional e internacional, oferecendo subsídios qualificados para a compreensão da conjuntura e dos principais desafios da economia contemporânea.
No cenário internacional, o Boletim destaca a assinatura histórica do Acordo Mercosul–União Europeia, concluído após 26 anos de negociações. O estudo também analisa a revisão para cima do crescimento do PIB dos Estados Unidos no terceiro trimestre (4,4%), impulsionado pelo consumo das famílias, bem como o desempenho da economia chinesa, que atingiu a meta oficial de crescimento de 5% em 2025, apesar da desaceleração no último trimestre e da expressiva queda das exportações para os EUA. Na Zona do Euro, a inflação encerrou o ano em 1,9%, convergindo para a meta estabelecida pelo Banco Central Europeu.
No cenário nacional, o Boletim aponta que o volume de serviços no Brasil recuou 0,1% em novembro, interrompendo uma sequência de altas. Em Minas Gerais, no entanto, o setor apresentou desempenho positivo, com crescimento de 1,1%. O comércio varejista avançou 1,0% no país (e 1,3% em MG). No mercado de trabalho, o destaque foi a menor taxa de desemprego da série histórica (5,2%), acompanhada de um novo recorde da população ocupada, que alcançou 103 milhões de pessoas. A cesta básica em Belo Horizonte registrou elevação de 1,68% em dezembro, mas um resultado de queda acumulada de 0,70% no ano.
Esta edição é enriquecida por uma análise detalhada do Acordo Mercosul–União Europeia, na seção de Economia Setorial, e pelo artigo de opinião “A Economia Brasileira no Governo Lula III e o Paradoxo do Novo Arcabouço Fiscal”, que contribui para o debate sobre política fiscal e desenvolvimento.
O Boletim de Conjuntura Econômica do IPEAD está disponível para acesso clicando AQUI.
Publicado por Cofecon – Caderno de Notícias – em 02 de fevereiro de 2026