Belo-horizontino vai usar 13° salário até para viajar neste ano

Levantamento divulgado pelo Ipead nesta terça (31) mostrou que houve queda no número de pessoas que vão destinar dinheiro extra para pagar dívidas
Imagem ilustrativa de notas de R$ 50 - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Imagem ilustrativa de notas de R$ 50 — Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Mais uma vez o belo-horizontino vai priorizar o 13° salário para pagar as contas atrasadas e quitar dívidas. Mas neste ano, o cenário está diferente: reduziu expressivamente a parcela de consumidores que vão destinar o dinheiro extra para este fim, sobrando dinheiro para fazer investimentos financeiros e até viajar. Esta é a conclusão de um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG), divulgado nesta terça-feira (31/10). 

A pesquisa ‘Destino do 13° salário’ mostrou que, neste ano, apesar do pagamento de contas atrasadas e poupar permanecerem no topo do ranking, como nos anos anteriores, houve uma redução de 28,55 % no número de entrevistados que vão destinar o dinheiro extra para essas duas funções em comparação ao ano passado.

13 salário destinado para pagar contas atrasadas e poupar:
  • 2023: 37,50%
  • 2022: 66,05%
  • 2021: 58%

Quem não está usando o dinheiro do direito trabalhista para pagar dívidas ou poupar para gastos futuros, está optando por viajar e até fazer investimentos financeiros com o salário extra. Enquanto em 2022, apenas 2,75% da população iria destinar o dinheiro para viajar, neste ano esta parcela chega a 16,35%. O crescimento também foi significativo na destinação à realização de investimentos financeiros e entrada ou antecipação de parcelas de financiamento.  

Segundo Diogo Santos, economista do Ipead, apesar do nível de endividamento ainda estar alto no país, a situação da economia tem melhorado em comparação ao ano passado. “E também o desemprego tem diminuído e o rendimento médio subido. Essa é uma explicação provável para o resultado deste ano”, explica Santos.

O economista acrescenta que o próprio índice de confiança do consumidor em Belo Horizonte, medido pelo Ipead, mostra que, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma melhora expressiva na percepção dos consumidores em relação à situação financeira familiar. 

Destinação do 13° salário em 2023:
  • 1° – Pagar contas atrasadas, quitar dívidas (cartão de crédito, cheque especial, financiamentos, etc) 
  • 2° – Poupar para outros fins
  • 3° – Viajar
  • 4° – Não sabe 
  • 5° – Realizar investimentos financeiros
  • 6° – Dar de entrada ou antecipar parcelas de financiamento (veículo, imóvel, empréstimos financeiros)
  • 7° – Realizar compras para as comemorações do fim de ano (roupas, alimentos, bebidas, festas, etc)
  • 8° – Já antecipou e usufruiu do benefício ao longo do ano
  • 9° – Realizar compras de presentes de Natal
  • 10° – Poupar para gastos escolares do próximo ano (matrícula, material escolar, etc) 
  • 11° – Poupar para pagar os impostos do próximo ano (IPVA, IPTU)

Segundo a pesquisa, houve uma queda de 4,58% na parcela de consumidores que receberam ou vão receber este direito trabalhista em relação à 2022. Neste ano, do total de entrevistados, 49,52% afirmaram receber 13° salário neste ano. Este é o menor índice, desde 2018, com exceção do ano de 2021, completamente afetado pela pandemia. 

A pesquisa do Ipead sobre a destinação do 13° salário é feita juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte. O objetivo é avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital. 

O levantamento é realizado uma vez ao ano, de forma presencial, sempre no mês de outubro, com os 210 consumidores que respondem à pesquisa do ICC. Ele segue o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 31/10/2023 – caderno de Economia.

Posted in 13º salário and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br