13º salário terá impacto menor na economia de Belo Horizonte

Ipead aponta que apenas 49,52% dos belo-horizontinos receberão o benefício em 2023, menor parcela desde 2018

img
Em Belo Horizonte, 13º salário será usado para “Pagamento de contas de dívidas” e “Poupança para outros fins” | Crédito: Adobe Stock

Um número menor de belo-horizontinos vai receber o 13º salário em 2023. Foi o que identificou a Pesquisa “Destino do 13º salário”, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead). Do total de entrevistados em Belo Horizonte, 49,52% afirmaram que irão receber o benefício, ou seja, queda de 4,58% na parcela de consumidores que receberam o direito trabalhista no ano que passou.

Quando perguntados se irão receber o 13º salário ou alguma bonificação similar, 50,48% dos entrevistados respondeu que não. Apesar do número alto, 2023 não é o ano em que menos consumidores receberão a remuneração, pois em 2018, as negativas vieram de 53,81% dos entrevistados. Em contrapartida, 2020 foi o ano em que 55,71% das pessoas receberam a bonificação, sendo o mais alto dos seis anos analisados.

Em relação à destinação dos recursos, as respostas mais indicadas pelos belo-horizontinos foram: “Pagamento de contas de dívidas” e “Poupança para outros fins” como nos anos anteriores. Desta vez, porém, houve redução considerável da parcela de consumidores que possuem estes dois itens como destinação principal. Somadas, essas utilizações representam 37,50% das respostas em 2023 e representaram em 2021 e 2022, respectivamente, 58,00% e 66,05%.

Já a categoria “Poupar para pagar impostos do próximo ano”, que em 2018 ficou figurou na terceira posição, desta vez, ficou em 11º lugar. E a opção “Viajar”, que em 2023 ficou com o terceiro lugar, esteve em sexto colocado em 2018.

Segundo o Ipead, isso significa que a destinação do 13º salário está mais distribuída pelas diferentes opções, que ainda contavam com “Realizar investimentos”, “Dar entrada ou antecipar financiamentos”, “Realizar as compras de fim de ano”, “Poupar para gastos com material escolar” e “Não sabe”.

A pesquisa sobre a destinação do 13º salário é realizada anualmente pelo Ipead, em conjunto com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte, visando avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para o fim do ano.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – caderno de Economia – Publicado em 31/10/2023 por Giulia Simmons (estagiária sob supervisão da edição).

Posted in 13º salário and tagged .