Menos consumidores de BH irão receber 13º salário em 2023, aponta Ipead

Parcela dos que receberão o benefício será 4,58% menor em relação ao ano passado

Do total de entrevistados, 49,52% afirmam receber o 13º salário este ano (Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Menos consumidores de Belo Horizonte irão receber 13º salário este ano. De acordo com levantamento realizado pelo Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead), a parcela dos que receberão o benefício terá queda de quase 4,5% em relação ao ano passado.

Os dados foram informados nesta terça-feira (31). Do total de entrevistados, 49% afirmam receber o 13º salário este ano. Se  for excluído o ano de 2021, por ter sido completamente impactado pela pandemia, essa parcela que acessará o 13º salário é a menor desde 2018.

Uso do 13º salário

Quanto à destinação/utilização do 13º dada pela população, a primeira e segunda posições são ocupadas respectivamente por “pagamento de contas atrasadas/quitação de dívidas” e “poupança para outros fins”.

De acordo com a pesquisa, este ano houve uma redução considerável da parcela de consumidores que possuem estes dois itens como destinação principal. Somadas, essas utilizações representam 37,5% das respostas em 2023. Em 2021 e 2022, respectivamente, foram 58% e 66%.

Na avaliação dos responsáveis pela pesquisa, significa que a destinação do 13º salário este ano está mais distribuída pelas diferentes opções pesquisadas. Por exemplo, enquanto em 2022 a opção “viajar” era escolhida como principal destino do 13º salário por apenas 2,75% dos consumidores, em 2023 esta parcela é de 16,35%.

Este crescimento de destinação do 13º salário também ocorreu nas opções “realizar investimentos financeiros” e “dar de entrada ou antecipar parcelas de financiamento”.

Como é calculado o destino do 13º salário?

Desenvolvida pela Fundação Ipead, a pesquisa sobre o destino do 13º salário de 2023 é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de BH e tem o objetivo de avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para a data comemorativa.

Essa pesquisa é realizada uma vez ao ano, durante outubro, com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.

Os resultados obtidos com a pesquisa sobre o destino do 13º salário permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real. As pesquisas foram realizadas de forma presencial.

Fonte: Jornal Hoje em Dia – Publicado em 31/10/2023 – caderno de Economia.

Posted in 13º salário and tagged .