Comércio da capital estará mais aquecido para a data, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) pelo Ipead/UFMG
Falta pouco para o Dia dos Pais, que vai ser comemorado no próximo dia 13. Neste ano, a promessa dos belo-horizontinos é de mais presentes no domingo. Segundo uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG), cerca de 47,62% dos entrevistados da capital mineira pretendem ir às compras para a data. Este é o percentual mais alto desde 2018, quando 50% das pessoas responderam que iriam presentear o pai ou pessoa próxima.
O valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2023 é de R$ 125,63,um aumento de 14,4% em relação a 2022. Cerca de 25% das pessoas devem gastar mais de R$ 150 nas compras. Muitos (20%) ainda estão indecisos sobre o quanto devem gastar.
Veja o ranking de presentes preferidos dos belo-horizontinos para o Dia dos Pais:
- Roupas (camisas, calças e meias): 53%
- Calçados(sapato, tênis e chinelo): 26%
- Acessórios (relógio, cinto e óculos de sol): 25%
- Cosméticos (perfumes, sabonetes e loções): 21%
- Não sabe/não respondeu: 13%
- Bebidas (vinhos, cervejas especiais etc): 9%
- Ferramentas em geral: 8%
- Outros: 8%
- Utensílios domésticos (itens de cozinha, kits de churrasco, copo térmico): 5%
Desenvolvida pela Fundação IPEAD, a pesquisa sobre a pretensão de compra para o Dia dos Pais de 2023 foi aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte e tem o objetivo de avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para essa data comemorativa. Essa pesquisa é realizada uma vez ao ano, durante o mês de julho, com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.
Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 03/08/2023 por Editoria de Economia.