Arrefecimento da inflação em BH está mais lento

A Fundação Ipead, da UFMG, divulgou o balanço atualizado sobre o monitoramento do IPCA na Capital; confira!

img
Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — que apura a inflação da capital mineira — avançou para 0,18% da terceira semana de maio para a terceira semana de junho deste ano. A informação foi divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).

Dando continuidade a uma desaceleração da inflação da Capital, o resultado desse período frente à quadrissemana anterior foi 0,03% menor. No entanto, o ritmo do arrefecimento continua a apresentar menor intensidade frente aos períodos anteriores.

Em uma análise sobre o resultado, o economista da Superintendência Geral da Fundação Ipead/UFMG, Renato Mogiz Silva pontua que o ritmo de desaceleração se mantém. Segundo ele embora fatores como o reajuste da tarifa de energia elétrica e o plano de saúde estejam pressionando o IPCA para cima. Por outro lado, o grupo Alimentação na residência apresentou queda de preço em quase todos os seus componentes.

O IPCA de Belo Horizonte registra um acumulado de 4,84% em 2023 e de 5,18% nos últimos doze meses.

Itens monitorados por indicador de inflação

O grupo de alimentos (-0,97%) registrou queda no IPCA na quadrissemana que compreende a terceira semana de maio à terceira semana de junho deste ano. Neste grupo, destacam-se os recuos nos preços de alimentos de elaboração primária (-3,24%), alimentos in natura (-1,94%) e alimentos em restaurante (-0,56%). Outros itens que apresentaram queda foram do grupo de não alimentares, que seriam especificamente os artigos de residência (-3,44%), habitação (-0,57%) e as despesas pessoais (-0,05%).

Fonte: Jornal Diário do Comércio – Publicado em 27/06/2023 por Dione Alves.

Posted in Inflação, IPC and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br