Redução de preço de combustíveis e gás pode contribuir para frear inflação em BH, diz Ipead

Em dois postos ouvidos pela reportagem, previsão é que o preço da gasolina chegue a R$ 4,99.

A redução dos preços do diesel, da gasolina e do gás de cozinha, anunciada nesta terça-feira (16) pela Petrobras, pode contribuir para frear a inflação em Belo Horizonte, segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead/ UFMG).

De acordo com o Ipead, em um cenário hipotético em que a queda dos preços fosse integralmente repassada aos consumidores, o preço médio da gasolina comum cairia de R$ 5,28 para R$ 4,61 em BH.

Já o gás de cozinha ficaria abaixo de R$ 100 na capital mineira pela primeira vez desde julho de 2021: o valor passaria de R$ 121,70 para R$ 95,66.

Ainda segundo o Instituto, se a queda dos preços tivesse ocorrido há quatro semanas e ainda no cenário hipotético de repasse integral da redução aos consumidores, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, teria uma redução de 88% em relação ao registrado no período.

Entenda

💲 O IPCA de BH das últimas quatro semanas, encerradas em 15 de maio, apresentou variação de 0,86%, muito puxada pelo reajuste da tarifa dos ônibus.

💲 Se a redução de preços do gás de cozinha, da gasolina e do diesel tivesse ocorrido há quatro semanas e sido integralmente repassada para os consumidores, o aumento do IPCA teria sido de 0,10%.

💲 Isto é, a alta da inflação teria sido 88,3% menor do que o índice efetivamente apurado pelo Ipead.

💲 Já o Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR), que considera famílias com renda de um a cinco salários mínimos, teria subido 0,85% nas últimas quatro semanas, e não 1,90%, como foi o caso.

No entanto, na realidade, o valor repassado aos consumidores – tanto dos combustíveis quanto do gás de cozinha – não é controlado pelo governo. Segundo a Petrobras, o preço efetivamente cobrado ao consumidor final é afetado também por fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.

Nos postos

Em Belo Horizonte, a redução dos preços está chegando aos poucos aos postos de combustível.

No Posto Barbosa, na Região da Pampulha, o valor da gasolina será reduzido quando o estoque atual, comprado pelo preço anterior, acabar, o que deve acontecer nesta quinta-feira (18), segundo Thiago Ferreira Barbosa, um dos sócios do estabelecimento.

“No nosso posto, a gasolina está custando R$ 5,19. Deve ir para R$ 4,99, uma redução de R$ 0,20”, disse Barbosa.

No Posto Odeon, na Região Centro-Sul de BH, o litro da gasolina já diminuiu de R$ 5,17 para R$ 5,05, mas a previsão é que também chegue a R$ 4,99.

O que muda

Nesta terça-feira, a Petrobras anunciou o fim da paridade de preços do petróleo e dos combustíveis derivados com o dólar e o mercado internacional.

Além disso, comunicou a redução nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha para as distribuidoras:

• gasolina A: redução de R$ 0,40 por litro (-12,6%);
  • diesel A: redução de R$ 0,44 por litro (-12,8%);
  • gás de cozinha (GLP): redução de R$ 8,97 por botijão de 13 kg (-21,3%).

As denominações “gasolina A” e “diesel A” se referem ao combustível puro – antes da mistura com álcool e biodiesel, respectivamente.

Fonte: Portal G1 MG – Publicado em 17/05/2023 por Rafaela Mansur.

Posted in Inflação, IPC and tagged .