IPEAD registra melhora na intenção de consumo

A recuperação da economia pós-pandemia e o aumento da confiança na economia são alguns dos fatores que devem ajudar no desempenho das vendas voltadas para o Dia das Mães, de acordo com o economista da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), Diogo Santos. 

Para ele, o índice de confiança do consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH) de abril, divulgado ontem pela Fundação Ipead, ajuda a explicar, em parte, a pretensão de compras para a data. Ele conta que o ICC também capta a percepção da população quanto à economia do País, com melhora em relação ao emprego e à inflação. “A população espera uma melhora no mercado de trabalho e uma inflação mais controlada. Por outro lado, a percepção quanto à situação financeira da família piorou. Essa piora pode indicar um impacto do endividamento e dos juros altos nas finanças familiares”, analisa. 

De acordo com levantamento da fundação para o Dia das Mães, em relação a 2022, houve um aumento no número dos consumidores que pretende presentear, bem como no preço médio dos presentes e na parcela de pessoas que pretende gastar mais na comparação com a mesma data no ano passado.

Do total dos entrevistados, a maioria (61,9%) quer presentear a mãe ou alguma pessoa próxima, alta de 4% frente ao resultado do ano passado. Dentre esses consumidores, o valor médio dos presentes a serem adquiridos neste ano é de R$ 98,08, superior ao valor captado na pesquisa de 2022 (R$ 95), o que representa um crescimento de 3,24%, e praticamente recupera o valor médio observado em 2019 (R$ 99,82), anterior à pandemia.

Além do valor médio dos presentes, o levantamento da Fundação Ipead mostra que 74% dos entrevistados pretendem comprar presentes de até R$ 150.  A faixa de preço entre R$ 51 e R$ 100 foi a mais citada, representando 27,69% dos consumidores que pretendem presentear neste ano.

Também houve um aumento considerável das pessoas que pretendem gastar mais que em 2022, de 11% para 33%. Por outro lado, foi verificada uma queda de 35% para 17% das pessoas que pretendem gastar menos do que gastaram no ano anterior.

A pesquisa sobre a pretensão de compra para o Dia das Mães de 2023 entrevistou 210 consumidores durante o mês de abril.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – Publicado em 28/04/2023 por Juliana Gontijo

Posted in ICC - BH, Pretensão de Compra and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br