Presente de Dia das Mães: mercado aquece e quase 62% pretendem presentear em BH

Gasto médio será de R$ 98,08, segundo Fundação IPEAD

A pouco mais de duas semanas do Dia das Mães, celebrado no dia 14 de maio em 2023, quase 62% dos belo-horizontinos afirmam que presentearão a mãe ou outras pessoas queridas na data. O número é maior do que o apurado de 2020 a 2022, durante a pandemia, e aproxima-se de 2019, quando 65% pretendiam comprar presentes.

Os dados foram levantados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead) da UFMG. Ela também questionou quanto os entrevistados pretendem gastar com presentes. Neste ano, a média deve ser de R$ 98,08, superior aos R$ 95 registrados em 2022 e quase alcançando os R$ 99,82 de antes da pandemia. Além da média, a fundação apurou que a maior parte dos entrevistados (74%) intencionam gastar no máximo R$ 150.

Os filhos que recorrerem a presentes clássicos na data podem se preparar para encarar aumentos. As roupas e os calçados femininos, por exemplo, sofreram uma inflação de cerca de 14% nos últimos 12 meses, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em março. A alta foi três vezes maior do que a do índice de inflação geral no país, de 4,65%. Aproveite e confira como não cair em golpes nas compras do Dia das Mães.

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 27/04/2023.

Posted in ICC - BH, Pretensão de Compra and tagged .