Indicador caiu 0,72% na comparação com o mês de fevereiro, alcançando 41,55 pontos, dados são do Ipead/UFMG
O belo-horizontino anda desconfiado com a economia. Pela segunda vez no ano, caiu o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que dá um panorama momentâneo sobre as decisões de consumo. O indicador registrou 41,55 pontos, apresentando uma queda de 0,72% na comparação com o mês de fevereiro de 2023. Os dados foram divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG) nesta sexta-feira (31).
“As pessoas continuam pessimistas na cidade de Belo Horizonte”, explica Eduardo Antunes, gerente de pesquisa do Ipead/UFMG. A análise é baseada na escala do ICC, que vai de 0 a 100 em diferentes itens, com pesos distintos. O índice 50 demarca a fronteira entre a situação de pessimismo e otimismo.
Segundo Antunes, o ICC veio de altas decisivas no ano passado e teve uma queda bem grande em janeiro. “Em fevereiro subiu novamente e agora ficou praticamente estável”, detalha.
Ele explica que diante da troca de governo e apenas três meses da nova gestão, ainda há muita incerteza na economia. “Para esse mês a percepção para inflação e desemprego piorou muito. A inflação piorou 8% e o emprego 6%. O índice vai ficar patinando nisso aí. Vai ser bem reativo em relação aos acontecimentos do país”, explica. Antunes ressalta, porém, que espera que a percepção dos consumidores melhore ao longo de 2023.
O Índice de Expectativa Econômica (IEE) apresentou queda de 4,02% em comparação com o valor do mês anterior, influenciado pela queda na percepção dos consumidores sobre o item Inflação. O Índice de Expectativa Financeira (IEF) apresentou alta em comparação com o mês de fevereiro, 1,61%, sendo o item Situação Financeira da Família em Relação ao Passado o que apresentou a maior alta do setor (5,46%).
Índice fornece dados para que comerciantes planejem seus negócios
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), único calculado mensalmente, sintetiza a opinião dos consumidores em relação a diversos aspectos conjunturais capazes de afetar as suas decisões de consumo no curto, médio e longo prazo. A ideia é fornecer informações para que comerciantes possam planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações e investimentos.
Todos os itens de composição do ICC, bem como o índice geral, são apresentados na escala de 0 a 100, em que 0 representa pessimismo total e 100 representa otimismo total.
Foram entrevistados 210 consumidores, que compram com frequência em BH, entre os dias 6/3 e 17/3. Esta amostra contempla margem de erro de 1,56 pontos no valor do índice geral.
Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 31/03/2023 por Shirley Pacelli.