Em Belo Horizonte, novamente o aumento anual no preço médio dos ovos de Páscoa (17,69%) foi maior do que a inflação do período (6,38%). É o que demonstram os resultados da Pesquisa Especial da Páscoa, realizada anualmente pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) com objetivo de apresentar, de forma ampla e gratuita, informações estratégicas que possam subsidiar planos e ações dos consumidores no que se referem às compras de páscoa. Todos os dados podem ser conferidos no site do Ipead.
O custo médio dos ovos de chocolate pesquisados está em torno de R$ 53,89 a unidade. A marca Lacta apresentou a maior variação de preços em relação aos praticados em 2022 (29,02%). Já a dispersão entre os valores mínimo e máximo dos ovos de Páscoa foi menor do que o apurado no ano passado. A maior dispersão apurada foi na ordem de 62%. O peso dos ovos se manteve igual ao registrado em 2022.
O preço médio dos bacalhaus aumentou, em média, 13,15% em 2023. Mas foi encontrado no mercado bacalhau cujo preço subiu, em média, 97,83%% no mesmo período. O preço médio dos peixes também aumentou, registrando uma média de 7,41%. Foi encontrado no mercado peixe cujo preço reduziu, em média, 8,27% em 2023, assim como peixe cujo preço aumentou, em média, 23,64%.
Também foram pesquisados outros produtos como azeite, batatas, sardinha em lata, caixa de bombons e ovo de galinha, que fazem parte do cardápio para esta época do ano. O preço médio de quase todos os produtos subiu em relação a 2022, sendo que o ovo de galinha apresentou a maior variação, 29,69%.
Sobre o Ipead
A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG – Publicado em 03/04/2023.