Divulgação dos índices do mês dezembro/2022 e Balanço de 2022 – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem até este veículo de comunicação divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de dezembro de 2022 e a síntese dos resultados observados ao longo de todo o ano de 2022.

Destaques dos estudos e pesquisas realizadas em dezembro de 2022:

– custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, apresentou avanço de 1,05%no mês. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 4,49% para Vestuário e complementos, 2,45% para Alimentos industrializados, 1,93% para Alimentos elaboração primária, 1,33% para Alimentação em restaurante, 1,32% para Artigos de residência, 1,04% para Despesas pessoais e 1,02% para Saúde e cuidados pessoais. No sentido oposto, queda de preços, não houve destaque.

– O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em dezembro foi a Prestação de serviços odontológicos (Dentista), com aumento de 8,21%.

– O custo da cesta básica apresentou avanço em dezembro de 0,13%, custando R$ 711,48. Os principais responsáveis por esse aumento foram o Chã de dentro (2,42%)Feijão carioquinha (10,99%)e a Batata inglesa (7,10%).

– O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, no mês de dezembro,43,79 pontos apresentando alta de 4,44%.

– A taxa Selic continuou em 13,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 06 e 07 de dezembro de 2022.

– A maioria das taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de dezembro apresentou alta em relação ao observado no mês anterior.

– A maioria das taxas pesquisadas de captação apresentou alta em relação ao mês anterior.

Destaques dos resultados observados ao longo de todo o ano de 2022:

– A inflação acumulada no ano de 2022 foi de 6,33%. Destaca-se que para o ano de 2022, a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional foi a 3,50%, podendo variar entre 2,00% e 5,00%.

– O automóvel novo foi o maior destaque entre os produtos para a inflação, com uma alta de 16,69%.

– A cesta básica subiu 16,86%.

– O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) aumentou 25,58% em relação ao ano anterior.

– O setor de turismo voltou a ser destaque como produto de interesse entre a população.

– A taxa Selic iniciou o ano de 2022 com 9,25% ao ano, finalizando em 13,75%.

– As taxas de juros seguiram, ao longo do ano, a mesma trajetória de alta observada na taxa Selic.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .