Estudo da Fundação IPEAD da UFMG apontou que as lembranças, na grande maioria, podem superar os R$ 100
O consumidor de Belo Horizonte está animado com o Natal e pretende gastar mais neste ano, se comparado com 2021. Pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (IPEAD) da UFMG indicou que, em 2022, o número de consumidores que vão realizar compras natalinas é de 62,83%, ante aos 58,10% que presentearam no ano passado.
O ticket médio na capital também subiu, segundo o estudo. Neste ano, 48% da população afirma que vai gastar mais de R$ 100. No ano passado, o percentual apurado foi de 35%. O crescimento ocorreu na contramão do número de consumidores que informaram um gasto entre R$ 51 e R$ 100. O número este ano foi de 23%, contra os 34% de 2021.
Conforme o levantamento, 14,39% ainda não sabe qual valor deve gastar com o presente de Natal. “O indicativo de maior gasto da população mostra uma recuperação da economia. As pessoas estão mais otimistas e com isso acabam melhorando a concepção em relação aos seus gastos”, frisou o gerente de pesquisas da Fundação IPEAD, Eduardo Antunes.
No estudo, foi verificado que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, no mês de novembro, 41,93 pontos – apresentando alta de 2,36%. “Estamos em um momento diferente, com uma Copa do Mundo em andamento, que também gera uma expectativa diferente da população e uma tendência maior de gastos ao período e às compras natalinas”, definiu Antunes.
Fonte: Jornal O Tempo / Super Notícia – Publicado em 02/12/2022 por Simon Nascimento.