IPEAD/UFMG: maior parte de moradores de BH tem intenção de dar presentes neste Natal

Capital mineira também registra, em novembro, uma alta no custo de vida, impulsionada pelo aumento na gasolina

A maior parte dos moradores de Belo horizonte pretende presentear alguma pessoa no Natal, sendo esse percentual superior ao apurado em 2021. Além disso, o valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2022 também está superior. As conclusões foram obtidas pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (IPEAD) da UFMG através da pesquisa Pretensão de compra para o Natal, que é aplicada em novembro juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC BH). O detalhamento pode ser conferido no site do IPEAD.

Neste ano, 62,86% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear alguma pessoa no Natal, sendo esse percentual superior ao apurado em 2021. Dentre os consumidores que pretendem presentear, observou-se que o valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2022 aumentou em 9,75%. Em 2021 o valor foi de R$ 86,16. Destaca-se que a faixa de valor para presentes acima de R$ 100,00 foi a mais citada, representando 48,48% dos consumidores.

Adicionalmente, ressalta-se que 35,40% dos consumidores que pretendem presentear anunciaram que gastarão, neste ano, valor superior ao que gastou no ano passado. Os pesquisadores também perceberam uma redução no número de pessoas que pretendem gastar valor inferior em relação à 2021.

Os resultados obtidos com a pesquisa de Pretensão de compra para o Natal permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Custo de vida

O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou avanço de 0,26% no mês de novembro. Mais uma vez, o produto de maior contribuição para o aumento do custo de vida foi a Gasolina Comum, que subiu 1,89%. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços realizada pelo Ipead. Os estudos completos podem ser encontrados no site. 

Além da gasolina, os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 7,42% para Alimentos in natura, 2,96% para Bebidas em bares e restaurantes e 2,40% para Vestuário e complementos. No sentido oposto, destacam-se as quedas de 1,91% para Alimentos industrializados e 1,64% para Alimentos elaboração primária.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 6,32% e o custo da cesta básica aumentou em 2,64%, custando R$ 710,55. Os principais responsáveis por esse aumento foram o Tomate (32,09%), Batata inglesa (8,09%) e a Manteiga (3,39%).

A taxa Selic continua em 13,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 25 e 26 de outubro de 2022. A maioria das taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de novembro apresentou alta em relação ao observado no mês anterior. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, no mês de novembro, 41,93 pontos apresentando alta de 2,36%.

Sobre o IPEAD

A Fundação IPEAD é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

/Fonte: Assessoria de Imprensa UFMG – Publicado em 07/12/2022.

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