Divulgação dos índices do mês novembro/22 + Pretensão de compra para o Natal – Fundação IPEAD/UFMG

O IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG divulga, em primeira mão, os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de novembro de 2022.

Destaques:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, apresentou avanço de 0,26% no mês de novembro. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 7,42% para Alimentos in natura, 2,96% para Bebidas em bares e restaurantes e 2,40% para Vestuário e complementos. No sentido oposto, destacam-se as quedas de 1,91% para Alimentos industrializados e 1,64% para Alimentos elaboração primária.

– O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em novembro foia Gasolina comum, com aumento de 1,89%.

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 6,32%.

– custo da cesta básicaapresentouavanço em novembro de2,64%, custandoR$ 710,55. Os principais responsáveis por esse aumento foram o Tomate (32,09%), Batata inglesa (8,09%) e a Manteiga (3,39%).

– A taxa Selic continua em 13,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 25 e 26 de outubro de 2022.

A maioria das taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de novembro apresentou alta em relação ao observado no mês anterior.

– O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, no mês de novembro, 41,93 pontos apresentando alta de 2,36%.

– Em relação à pesquisa sobre a Pretensão de compra para o Natal, a maior parte dos entrevistados (62,86%) afirmou que pretende presentear alguma pessoa no Natal, sendo esse percentual superior ao apurado em 2021.

– O valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2022 está superior ao do ano passado, alta de 9,75%, sendo o valor médio apurado igual a R$ 94,56 neste ano.

– Destaca-se que a faixa de valor para presentes “Acima de R$ 100,00” foi a mais citada, representando 48,48% dos consumidores que pretendem presentear em 2022.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,
Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Pretensão de Compra, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .