Preço da cesta básica avança pelo terceiro mês seguido e chega a R$ 710 em BH

Tomate foi o grande vilão em novembro, indica pesquisa feita pela Fundação Ipead da UFMG

O preço da cesta básica em Belo Horizonte subiu pelo terceiro mês seguido em Belo Horizonte, apontou pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead) da UFMG. Entre outubro e novembro, o aumento foi de quase 3% – na prática R$ 18,28. A menos de um mês para o fim do ano, o custo chega aos R$ 710,55 na capital mineira, aumento de quase 19% se comparado ao mesmo período de 2021.

Em novembro deste ano, segundo o estudo, o tomate foi o principal vilão da cesta. O fruto subiu 32% desde outubro e o preço do kg aos R$ 9, indicou o levantamento. A batata inglesa foi outro produto a registrar aumento importante, com crescimento de 8,09%. Manteiga e leite também saltaram de valor, mas em patamares baixos. Por outro lado, o feijão carioca foi o item da cesta que mais contribuiu com o bolso do consumidor.

O preço caiu 6,83% entre outubro e novembro, de acordo com o Ipead, ajudando a evitar um aumento maior sobre o total da cesta. “Se pudesse excluir o tomate da cesta, praticamente não haveria variação de preço neste mês. O tomate inclusive já chegou a ser o vilão mais participativo no começo do ano. Nos últimos quatro meses ele vinha em um preço mais baixo e agora teve essa variação devido ao clima mais chuvoso que deixa a produção pior”, explicou o gerente de pesquisas do Ipead, Eduardo Antunes.

Para ele, o aperto deve ser ainda maior em dezembro, com o aumento natural de preços forçado pela maior demanda por alimentos em função das festas de final de ano. “A tendência indica uma elevação contínua da cesta. Dizer em qual patamar é difícil. Mas a tendência é de alta, que já vem ocorrendo durante os últimos três meses”, complementou Antunes.

Inflação

Desde o início do ano, segundo a pesquisa da UFMG, a inflação em Belo Horizonte medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está em 5,23% – acima do percentual nacional, apurado pelo IBGE, que está em 4,70%.

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 02/12/2022 por Simon Nascimento.

Posted in Cesta Básica, Inflação, IPC and tagged .