Divulgação dos índices do mês março/2022 – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de março de 2022.

Destaques:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, avançou, apresentando um aumento de 1,39% no mês de março. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 11,02% para Alimentos in natura, 2,47% para Bebidas em bares e restaurantes, 2,25% para Vestuário e complementos, 1,91% para Transporte, Comunicação, Energia Elétrica, Combustíveis, Água e IPTU, 1,64% para Alimentos industrializados, 1,61% para Despesas pessoais e 1,07% para Encargos e manutenção. No sentido oposto, destaca-se a queda de 1,03% para Artigos de residência.

– O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em março foi a gasolina comum, com alta de 7,11% no mês.

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 10,83%.

– O custo da cesta básica apresentou aumento em março/2022 de 7,76% (maior variação mensal desde dezembro de 2019 quando atingiu 12,05%), custando agora R$ 695,41. Os principais responsáveis por esse aumento foram o Tomate Santa Cruz (29,92%)Banana caturra (23,34%) e o Pão francês (5,81%).

– Pela nona vez consecutiva, a taxa Selic subiu para 11,75% ao ano na última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), entre os dias 15 e 16 de março de 2022, atingindo o maior nível desde abril de 2017.

– As taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de março apresentaram altas na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas observadas no mês anterior.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,
Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .