Com o maior controle da pandemia e flexibilização, a demanda dos belo-horizontinos por excursões subiu e deixou os valores envolvidos mais caros. A conclusão é das pesquisas realizadas no mês de outubro pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (IPEAD/UFMG). A alta nos custos de vida também continua atingindo o valor da cesta básica. Seguem abaixo os destaques do mês. Os estudos completos podem ser encontrados no site do IPEAD.
Medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pelo Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR), o custo de vida avançou em 0,95%, sendo o item Excursões o maior contribuinte para o aumento, com alta de 8,93% no mês. Os outros destaques, em termos de variação, foram as altas de 5,30% para Alimentos in natura, 1,27% para Produtos administrados, 1,13% para Alimentos elaboração primária, 1,10% para Alimentos industrializados e 1,04% para Encargos e manutenção. Não houve destaques para queda de preços.
A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 9,63%. Destaca-se que para o ano de 2021, a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional é igual a 3,75%, podendo variar entre 2,25% e 5,25%.
O custo da cesta básica apresentou nova alta em outubro (2,69%), custando R$ 604,22 no mês (maior valor de toda a série histórica). Os principais responsáveis por essa alta foram o tomate (40,72%), batata inglesa (12,23%) e o pão francês (1,71%). A cesta básica continua apresentando uma alta variação acumulada igual a 16,02% nos últimos 12 meses.
A taxa Selic subiu para 7,75% ao ano desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), entre os dias 26 e 27 de outubro de 2021. A maioria das taxas de juros praticada no mercado para pessoa jurídica apresentou alta e entre as taxas de juros em captação, quase todas apresentaram alta em relação ao mês anterior, com exceção do CDB.
Sobre o IPEAD
A Fundação IPEAD é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – FACE da UFMG.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG – Publicado em 09/11/2021.