Divulgação dos índices do mês outubro/21 – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem até este veículo de comunicação divulgar, em primeira mão, os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de outubro de 2021.

Destaques:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA e pelo IPCR, avançou no no mês de outubro, apresentando um aumento de 0,95%. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados, sendo os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 5,30% para Alimentos in natura, 1,27% para Produtos administrados, 1,13% para Alimentos elaboração primária, 1,10% para Alimentos industrializados e 1,04% para Encargos e manutenção. Não houve destaques para queda de preços.

– O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em setembro foi excursões, com alta de 8,93% no mês.

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 9,63%. Destaca-se que para o ano de 2021, a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional é igual a 3,75%, podendo variar entre 2,25% e 5,25%.

– O custo da cesta básica apresentou nova alta em outubro (2,69%), custando R$ 604,22 no mês (maior valor de toda a série histórica). Os principais responsáveis por essa alta foram o tomate (40,72%),  batata inglesa (12,23%) e o pão francês (1,71%). A cesta básica continua apresentando uma alta variação acumulada igual a 16,02% nos últimos 12 meses.

– A taxa Selic subiu para 7,75% ao ano desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), entre os dias 26 e 27 de outubro de 2021.

– A maioria das taxas de juros praticadas no mercado para pessoa jurídica apresentaram alta.

– Entre as taxas de juros em captação, quase todas apresentaram alta em relação ao mês anterior, com exceção do CDB.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,
Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .