Divulgação dos índices do mês dezembro/21 e Balanço de 2021 – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem até este veículo de comunicação divulgar, em primeira mão, os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de dezembro de 2021 e um balanço do ano de 2021.Destaques das pesquisas de dezembro de 2021:

Destaques das pesquisas de dezembro de 2021:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA e pelo IPCR, avançou no décimo-segundo mês do ano, apresentando um aumento de 1,03% no mês de dezembro. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados, sendo os maiores destaques, em termos de variação, as altas de 6,93% para Vestuário e complementos, 4,89% para Bebidas em bares e restaurantes, 3,53% para Alimentos in natura, 2,02% para Saúde e cuidados pessoais, 1,80% para Alimentos industrializados, 1,37% para Despesas pessoais, 1,30% para Alimentos elaboração primária e 1,00% para Alimentação em restaurante. No sentido oposto, destaca-se a queda de 1,06% para Artigos de residência.
– O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em dezembro foi o automóvel novo, com alta de 4,89% no mês.
– O custo da cesta básica apresentou alta em dezembro/2021 (1,35%), custando R$ 608,81 no mês. Os principais responsáveis por essa alta foram a banana caturra (25,84%),  chã de dentro (2,82%) e o café moído (13,11%).
– O Índice de Confiança do Consumidor, ICC-BH, subiu 0,92% no mês de dezembro.
– As taxas médias de juros praticadas para pessoa física apresentaram alta na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas do mês anterior.
– Todas as taxas praticadas para pessoa jurídica apresentaram alta.
– Entre as taxas de captação, quase todas apresentaram alta em relação ao mês anterior.

Destaques das pesquisas do ano de 2021:

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses ficou em 9,63%. Destaca-se que para o ano de 2021, a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional foi de 3,75%, podendo variar entre 2,25% e 5,25%.
– A gasolina foi o maior destaque entre os produtos para a inflação, com uma alta de 51,44%.
– A cesta básica subiu 7,41%, apresentando o maior valor nominal da série histórica iniciada em junho de 1994.
– O ICC BH fechou em queda em relação a 2020 (-2,01%).
– O setor de turismo voltou a ser destaque como produto de interesse entre a população.
– As taxas de juros voltaram a subir de forma consistente.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,
Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .