Em 2021, preço da gasolina teve aumento de mais de 50% em BH, diz pesquisa da UFMG

Preço da gasolina ficou mais de 50% mais cara em BH — Foto: Thiago Gadelha/SVM

O preço da gasolina, em Belo Horizonte, registrou um aumento de 51,44% em 2021, segundo estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis, da Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead).

O gás de cozinha também teve grande impacto no bolso do consumidor com uma variação de 40,44%.

O preço cesta básica subiu 7,41% em 2021, apresentando o maior valor nominal da série histórica iniciada em junho de 1994. Em dezembro, ela custava R$ 608,81, representando quase a metade do salário mínimo, R$ 1.212.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses ficou em 9,63%, muito acima do estimado pelo Conselho Monetário Nacional, 3,75%.

Fonte: G1 Minas – Publicado em 07/01/2022 por Thais Pimentel.

Posted in Cesta Básica, Inflação, IPC and tagged .