Intenção de compra no Dia das Crianças aumenta, mas gasto diminui

Cerca de 53% dos consumidores pretendem comprar e média de presente será de R$54,73 em BH

O Dia das Crianças deste ano promete animar o comércio em Belo Horizonte: a intenção de compra de presentes aumentou 29% neste ano, em relação a 2020, segundo levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG). Desta vez, quase 53% dos consumidores pretendem comprar algum item, enquanto no ano anterior menos da metade declarou essa intenção.

Ao mesmo tempo, o valor médio que o consumidor pretende gastar diminuiu, passando de R$60,73 para R$54,73, e apenas 9% dos consumidores pretendem despender mais de R$100. 

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido mensalmente pelo Ipead/UFMG, diminuiu 5,14% em setembro, a primeira queda depois de cinco meses de aumento. O índice mensura a opinião do consumidor sobre aspectos que influenciam suas decisões de consumo no curto e longo prazo, como emprego, inflação e situação financeira da família.

Neste mês, a percepção sobre emprego, cenário econômico do país e a comparação da situação financeira atual da família à anterior foram as taxas que mais decresceram. A pretensão de compras, nesse cenário, teve um recuo de 4,3%. Já entre quem pretende adquirir bens e serviços nos próximos três meses, alguns dos itens mais buscados são vestuários e móveis.

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 29/09/2021 – caderno de Economia por Gabriel Rodrigues.

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