Pesquisa do IPEAD mostra melhora de todos os índices ligados ao comércio em BH

Entre os índices está o das pessoas que pretendem comprar presente para o Dia dos Pais

Boas perspectivas para o comércio. É o que mostra levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas (IPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Todos os índices referentes ao setor melhoraram, entre eles o dos que pretendem comprar presente para o Dia dos Pais que subiu de 33 para 38%.

Segundo o gerente de pesquisa da Fundação IPEAD, Eduardo Antunes, o avanço da vacinação e números de infecção do coronavírus em queda justificam esses índices apresentados pela pesquisa. “A pesquisa de intenção de compra para o Dia dos Pais em 2021 apresentou uma expressiva elevação em relação ao ano passado, 38,57% dos entrevistados pretendem presentear alguma pessoa no Dia dos Pais, é uma boa notícia para o comércio que vem sofrendo já há muito tempo por causa da pandemia do covid-19. Isso se refletiu também na expressiva alta do valor do tíquete médio calculado pela fundação que em 2020 era de aproximadamente R$ 79 e agora em 2021 atingiu R$ 101,85 maior valor calculado desde 2016. Estes números mostram a progressiva melhora do humor das pessoas com relação a pandemia do covid-19.”

Ainda conforme Antunes, o índice apresentou a quarta alta seguida em relação ao índice de confiança do consumidor. “No mês de julho de 2021 subiu 3,25% em relação a junho alcançando 36,52% agora nesse mês, maior valor alcançado em 2021. Os itens de maior destaque para elevação do índice nesse mês de julho foram a percepção com relação a inflação que subiu 9% em relação ao mesmo interior e a situação financeira da família que subiu 6,12%. Também podemos destacar elevação no índice de pretensão de compras na qual os itens mais citados para serem adquiridos foram vestuário e calçados, móveis e veículos. Todos os índices calculados são muito influenciados pelo andamento da pandemia da covid-19, a melhora nos indicadores sanitários e o avanço da vacinação influenciam muito na percepção das pessoas com relação ao seu dia a dia. A manter essa tendência é de se esperar uma progressiva melhora nos índices.”

Fonte: Rádio Itatiaia – Publicado em 29/07/2021 – Reportagem de Mônica Miranda.

Posted in ICC - BH, Pretensão de Compra and tagged .