Confiança do consumidor tem leve alta em BH

Aumento do índice foi de 0,2% em relação a dezembro do ano passado, segundo pesquisa que sintetiza a opinião dos consumidores A confiança do consumidor em Belo Horizonte apresentou leve alta (0,2%) em janeiro, em relação a dezembro de 2021. As pesquisas realizadas entre os dias 10 e 21 de janeiro mostram que o índice subiu para 34,95 pontos no primeiro mês do ano. O indicador é resultado da pesquisa de Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH), divulgada na manhã desta sexta-feira (28/1), pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG). O ICC é composto por dois grupos. O Índice de Expectativa Econômica (IEE), que apresentou aumento de 5,73% em comparação com o valor do […]

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Aulas presenciais: 62,5% dos consumidores reutilizarão material escolar em BH

Utilizar o material do ano anterior é a estratégia mais citada para economizar, segundo pesquisa da Fundação IPEAD Após dois anos com aulas majoritariamente remotas devido à pandemia, 69,5% dos consumidores não pretendem comprar material escolar em Belo Horizonte para este ano letivo. A intenção de compra aumentou, em relação a 2020, mas ainda é menor do que os patamares anteriores à crise sanitária. De olho no bolso, 62,5% dos consumidores que irão às compras afirmam que reutilizarão parte do material do ano anterior para economizar.  Segundo pesquisa da Fundação IPEAD, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgada nesta sexta-feira (28), 30,4% das famílias da capital comprarão material escolar — em janeiro de 2020, eram 42,3%, patamar similar ao […]

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Compra de material escolar terá muita pechincha

Com a volta das aulas presenciais, os belo-horizontinos retomam uma rotina que não praticavam há dois anos: a compra de material escolar. Como vão comprar mais do que nos anos anteriores e os preços estão nas alturas, eles pretendem pechinchar, comprar em grupo e pagar com cartão de crédito. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “Dispêndio com material escolar”, realizada pelo sétimo ano consecutivo pela Fundação Ipead, instituto de pesquisas ligado à Faculdade de Economia da UFMG. Ela acontece uma vez por ano, no mês de janeiro, com 210 consumidores e tem o objetivo de avaliar quem vai fazer esse gasto específico e quais estratégias pretende utilizar para comprar melhor. Tal conhecimento permite ao empresário do comércio varejista mineiro […]

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