Confiança do consumidor recua no mesmo período

Mostrando descontentamento principalmente quanto à situação do emprego, inflação e situação econômica do País, os consumidores de Belo Horizonte estiveram pessimistas em fevereiro. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado pelo Ipead, atingiu 39,06 pontos em fevereiro,apresentando queda de 0,53% no comparativo com janeiro. O índice varia de 0 a 100 pontos, com valores abaixo de 50 pontos indicando pessimismo.

Entre os componentes do ICC, o que apresentou a pior avaliação por parte dos consumidores entrevistados foi emprego, que ficou com 26,13 pontos. Em seguida, vieram inflação (29,94); situação econômica do País (32,32); pretensão de compra (40,24); situação financeira da família em relação ao passado (49,64) e situação financeira da família (55,95).

De acordo com o levantamento, com exceção dos meses de agosto e junho de 2018, emprego é o item que, desde abril de 2016, mais contribui para alimentar o pessimismo dos consumidores da Capital. Antes desse período, inflação era o componente mais citado. O ICC sintetiza a opinião dos consumidores em relação a aspectos conjunturais capazes de afetar as suas decisões de consumo.

Os produtos e serviços que mais se destacaram na intenção de compras dos entrevistados foram vestuário e calçados (26,67%), outros (10%) e turismo (9,05%). Nesse último caso, há a influência do período de Carnaval, ocorrido no início de março.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – Publicado por Ana Amélia Hamdan em 9 de março de 2019.

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