Maioria dos consumidores planeja gastar até R$ 150, com preferência por compras presenciais em BH
A intenção de consumo no Dia dos Pais caiu em Belo Horizonte neste ano, segundo levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead). Em 2025, 46,49% dos consumidores afirmaram que pretendem comprar presentes para a data comemorativa, representando uma queda de 12,28% em relação a 2024, quando o percentual era de 53%.
Apesar da retração na intenção de compra, o valor médio dos presentes aumentou. O tíquete médio previsto é de R$ 129,01, o que significa uma alta de 17,18% frente ao ano passado. A maior parte dos consumidores, um percentual de 72,64%, deve gastar até R$ 150. O estudo detalha que as faixas de preço mais citadas pelos consultados foram de R$ 101 a R$ 150, resposta dada por 37,74% dos entrevistados, e de R$ 51 a R$ 100, citada por 28,30%.
Itens mais procurados
Entre os produtos mais procurados para presentear os pais estão calçados, citados por 30,19% dos entrevistados, acessórios como cintos e relógios, citados por 27,36%, roupas, citadas por 25,47% , e cosméticos, citados por 16,04%.
As lojas físicas saíram na frente dos e-commerces como principal forma de compra, com 37,74% dos consultados escolhendo adquirir os produtos presencialmente. Embora continuem preferidas pelos consumidores, houve uma leve queda em relação a 2024, quando 40% dos entrevistados disseram que iram comprar o presente em lojas físicas. Já a compra on-line subiu para 28,30% e a combinação entre loja física e internet também cresceu, passando de 12,17% para 17,92%.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 228 consumidores da capital mineira e integra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Ipead/UFMG.