Ovo de Páscoa mais caro exige estratégia para economizar; confira dicas

O consumidor deve ficar atento à variação de preços para os mesmos produtos

Ovo de Páscoa mais caro exige estratégia para economizar; confira dicas

Foto: Dione AS Diário do Comércio

Com o aumento de preços do cacau devido a questões climáticas mundiais, o chocolate está mais caro em relação aos anos anteriores, o que tem influenciado a produção e o consumo dos ovos de Páscoa, além de levar os consumidores a buscarem opções para economizar. Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Fundação Ipead), em 2025 o preço médio dos ovos de Páscoa avançou 12,01% na comparação com 2024, custando em média R$ 60,98.

O coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Marcelo Barbosa, alerta para a grande variação de preços para os mesmos produtos. Por isso, a recomendação é que o consumidor compare os preços nas lojas físicas e virtuais, sempre levando em conta o frete, para o caso das compras pela internet.

Ovos de Páscoa caseiros podem ser solução para economizar

Outra dica do Procon da ALMG, é fazer você mesmo os ovos de Páscoa. Na internet é possível encontrar vídeos de tutoriais que ensinam o passo a passo do processo. Essa é uma das solução que tende sair mais em conta para o consumidor.

Mas, se na hora de tirar da forma ele quebrar ou não estiver no ponto certo, sorria, derreta tudo, reúna a família e faça um fondue para comer com morango, banana, uva e outras frutas da sua preferência.


Foto: Adobe Stock

Já os produtores de ovos de Páscoa caseiros têm apostado em ovos menores, uma vez que a tendência é que os consumidores optem por escolhas mais econômicas. Lembrancinhas, kits personalizados, mini ovos de Páscoa e barras de chocolate recheadas são algumas das opções encontradas na produção local.

Confira outras estratégias para gastar menos nesta Páscoa
  • Se os preços estiverem muito fora do seu orçamento, considere presentear chocolates em barra ou bombons. Eles saem muito mais em conta.
  • Fique atento ao peso líquido do produto. Muitas vezes a embalagem é grande e disfarça a quantidade de chocolate que de fato existe dentro dela.
  • Antes de comprar, confira a data de validade dos produtos.
  • Exija a nota fiscal.
  • Vale a pena pesquisar na vizinhança e nas redes sociais sobre pessoas próximas que vendem ovos de Páscoa caseiros. Muitas vezes são produtos de boa qualidade e mais baratos que as marcas famosas.
  • Se você não se importa em presentear depois do domingo de Páscoa, fique atento às promoções das lojas na semana seguinte. O comércio literalmente “desova” os estoques nesse período.
  • Leve em conta a possibilidade de trocar marcas mais caras por outras mais baratas.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – caderno de Economia – Reportagem de Lucas Lage Villela, sob a supervisão da Edição – Publicado em 09/04/2025.


Posted in Páscoa and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br