Inflação volta a subir, depois de duas semanas de queda; café é um dos vilões

Após duas semanas de queda, a inflação em Belo Horizonte registrou alta novamente. Segundo informações divulgadas nessa quinta-feira (19) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead), vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um dos principais responsáveis pelo aumento foi o pó de café, que apresentou uma elevação de 16,66%.

𝗔𝗹𝘁𝗮
O economista do Ipead, Diogo Santos, observou que, apesar de uma queda registrada em agosto, que marcou a primeira redução mensal da inflação em 2024, o índice voltou a subir. Ele explicou que a inflação dos alimentos vinha em declínio há mais tempo, mas agora houve uma alta, sendo o café um dos produtos com maior aumento.

𝗙𝗮𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗶𝗻𝗳𝗹𝘂𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗼 𝗮𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼
Além do pó de café, outros fatores que influenciaram esse aumento foram o preço do condomínio e a tarifa de energia elétrica residencial, que em setembro está sob a bandeira vermelha, impactando a conta de luz. O custo das excursões também contribuiu para essa elevação.

𝗔𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼
O levantamento mostrou ainda que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Belo Horizonte teve um aumento de 0,22% na segunda prévia semanal de setembro, revertendo o resultado da quadrissemana anterior, quando houve queda de 0,21%.

𝗘𝗹𝗲𝘃𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼
Ao longo de 2024, o IPCA da capital mineira acumula um aumento de 6,20%. Nos últimos 12 meses, o índice apresenta uma elevação de 7,94%. Em comparação com o mesmo período em 2023, houve uma desaceleração, visto que na segunda semana de setembro do ano passado o aumento foi de 0,31%.

Fonte: TV Banqueta – Publicado em 20/09/2024.

Posted in Inflação, IPC and tagged .