Cesta básica em BH tem nova queda e valor é o menor sobre o salário mínimo desde 2020

O custo da cesta básica em Belo Horizonte teve nova queda no mês de agosto e alcançou o menor preço registrado desde o início deste ano. O valor representa também o menor em relação ao salário mínino desde 2020. As informações são do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com a análise do IPEAD, o preço da cesta básica apresentou uma variação negativa de 2,04% entre julho e agosto de 2024, atingindo R$ 686,25. Este valor é o menor registrado em 2024 até o momento, marcando uma redução de R$ 49,18 em relação a janeiro deste ano, quando a cesta custava R$ 735,43.

Após quatro meses consecutivos de queda, de fevereiro a maio, o custo da cesta teve uma alta em junho, seguida por novas quedas em julho e agosto. Com a redução deste mês, o custo da cesta básica em BH acumula uma queda de 1,04% em 2024.

Atualmente, a cesta básica representa 48,60% do valor do salário mínimo, o que é inferior a 50% pela primeira vez desde outubro de 2020, quando representava 49,84% do salário mínimo da época. Em comparação com agosto de 2023, o custo da cesta aumentou R$ 7,90. No entanto, em termos proporcionais ao salário mínimo, o custo está menor em agosto de 2024, uma vez que em agosto do ano passado, a cesta correspondia a 51,39% do salário mínimo vigente.

Entre os 13 itens que compõem a cesta básica, oito apresentaram redução no preço médio, enquanto cinco tiveram elevação. As maiores quedas foram observadas na batata inglesa (-22,53%), no tomate (-10,34%) e no feijão carioquinha (-4,76%). Por outro lado, as maiores elevações foram registradas na banana caturra (8,45%), no café moído (4,56%) e no pão francês (1,50%).PUBLICIDADE

Considerando a importância relativa de cada produto, os que mais contribuíram para a queda de 2,04% do
custo da cesta básica em BH foram Batata inglesa (-1,69 %), Tomate (-0,76%) e Manteiga (-0,27%).

Fonte: Portal BHAZ – Caderno Notícias – Reportagem Isabela Guasti – Publicado em 06/09/2024.

Posted in Cesta Básica and tagged .