A cerimônia do 1º Prêmio Economia Mineira realizada ontem, 13, dia nacional do economista, no CREA-MG, marcou um momento importante para o Corecon-MG, que celebrou seus 59º anos de fundação. O evento reuniu profissionais da economia, acadêmicos, estudantes e autoridades e buscou reconhecer e valorizar contribuições notáveis de economistas, instituições e veículos de comunicação que têm se destacado por suas iniciativas em prol do desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.
Homenagens e Premiações
Entre os homenageados, Admardo Terra Caldeira, primeiro presidente da instituição, entre 1965 e 1968, foi homenageado por ser possuidor do registro mais antigo no Corecon-MG, o que lhe confere papel fundamental na história da economia mineira.
O Prêmio Personalidade Econômica do Ano foi concedido ao deputado federal Reginaldo Lopes, em reconhecimento ao seu destaque em ciências econômicas, especialmente, por sua atuação como relator da Reforma Tributária. Em seu discurso, Lopes reforçou seu compromisso com a modernização da regulamentação da profissão de economista, uma iniciativa que deverá partir de Minas Gerais.
Na categoria Destaque Academia, o reconhecimento foi conferido ao Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG – Cedeplar-UFMG – de modo a honrar sua contribuição contínua à formação de economistas e ao desenvolvimento de pesquisas relevantes. A Fundação Ipead recebeu o prêmio na categoria Destaque Técnico; instituição que se destaca na aplicação prática da ciência econômica. Por sua vez, o Jornal Diário do Comércio foi o reconhecido na categoria Destaque Mídia, por transmitir informações econômicas com transparência e qualidade.
Em uma categoria especial, que visa celebrar o papel das mulheres na economia, a professora Márcia Rapini, da UFMG e pesquisadora do Cedeplar, foi agraciada com o prêmio Mulher Economista, destacando sua significativa contribuição ao campo econômico.
Reflexões sobre o Futuro da Profissão
Nas falas iniciais, o presidente do Cofecon, Paulo Dantas, enfatizou a necessidade de modernizar a Lei do Economista, vigente desde 1951. Ressaltou ainda que tal atualização é essencial para adaptar a profissão às novas realidades do mercado e da sociedade, e destacou que Minas Gerais será o ponto de partida para essa mudança legislativa, com o apoio do deputado Reginaldo Lopes.
A presidente do Corecon-MG, Valquíria Assis, reforçou a importância do fortalecimento da profissão no estado, e na oportunidade convidou os economistas a se aproximarem do Conselho. Destacou também que, embora a profissão seja relativamente nova, “sua influência na sociedade é profunda e crescente”, finalizou expressando sua satisfação em reconhecer o trabalho de muitos economistas que têm contribuído para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais e do Brasil.
O evento também foi uma oportunidade para reafirmar compromissos. Reginaldo Lopes, declarado Economista do Ano de 2024, e em destaque ao seu papel como relator da Reforma, proferiu uma palestra sobre a Economia Mineira e a Reforma Tributária. Ao receber a palavra, o deputado se posicionou de modo a reafirmar o compromisso em protocolar de maneira conjunta com o Conselho a proposta que visa o aperfeiçoamento da legislação profissional do economista. Se dirigiu ao presidente do Cofecon – Paulo Dantas: “Se tiver trazido a proposta, será uma honra fazer um ato conjunto desta proposta que visa reformular a nossa profissão”, afirmou.
A celebração dos 59 anos do Corecon-MG configurou-se como uma reflexão sobre o passado, presente e futuro da profissão de economista em Minas Gerais. O evento reforçou a importância da união da classe e a necessidade de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento econômico do estado e do país.
Marco significativo
Fabrício Míssio, presidente do Ipead, considera que o 1º Prêmio Economia Mineira vai além de uma simples homenagem, pois reflete o compromisso do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais em promover e enaltecer os que contribuem para o avanço da economia mineira, tanto na esfera acadêmica quanto na técnica e profissional. Ganhador desta primeira edição, Míssio compartilha: “O prêmio simboliza o impacto das nossas ações e reafirma a nossa responsabilidade em continuar buscando a excelência na aplicação do instrumental econômico, contribuindo de maneira efetiva para o progresso de Minas Gerais”.
O prêmio Destaque Mídia foi entregue ao diretor executivo do Diário do Comércio, Yvan Muls. Para a presidente e Diretora Editorial do órgão, o Prêmio tem uma relevância não só para os indicados e ganhadores, mas para todo o Estado de Minas Gerais, pois é uma forma de evidenciar e elevar os profissionais e a economia. Completa: ”Trabalhamos duro, com uma equipe super qualificada e apaixonada, para entregar conteúdo de qualidade, indo além da notícia e alinhado ao nosso propósito, que é contribuir para fortalecer a economia mineira por meio de um jornalismo econômico propositivo e transformador”.
Valiosa contribuição
O Corecon-MG reconheceu o feito dos profissionais que trabalham na instituição. Um a um foram convidados a subirem ao palco , momento em que foi entregue um certificado que trazia a mensagem: Por sua valiosa contribuição nestes 59 anos da instituição.
Fonte: Conselho Regional de Economia de Minas Gerais – Publicado em 14 de agosto de 2024.