Cesta básica em BH fica mais barata em julho; confira os 3 itens com maior queda de preço

Com a redução no valor, a cesta passou a custar menos da metade de um salário mínimo
Redução do preço da cesta básica é essencial para ajudar no controle do custo de vidaFoto: Divulgação/PBH

O valor da cesta básica em Belo Horizonte obteve a maior queda mensal de 2024 no mês de julho. A pesquisa, que foi realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais – IPEAD, aponta que a cesta custou, em média, R$ 700 durante o período. O estudo indica uma redução considerável de 4,51% em relação a junho. Com a queda, a cesta passou a custar menos que a metade (49,61%) de um salário mínimo – a última vez que isso ocorreu foi em outubro de 2020.

De acordo com Diogo Santos, economista do IPEAD, a redução do preço da cesta básica é essencial para ajudar no controle do custo de vida, principalmente das famílias de menor renda, em que o peso da alimentação no orçamento é maior.

“É importante ressaltar que outros fatores têm pressionado para cima o custo de vida em BH, como a gasolina e a energia elétrica. Outro fator relevante da queda da cesta básica neste mês, é que 9 dos 13 itens que a compõem tiveram queda, ou seja, não foi uma queda resultante somente da forte queda de quase 40% no preço do quilo do tomate, mas sim uma redução disseminada”, afirma Diogo.

Confira os 3 itens da cesta que obtiveram maior queda de preço:

Tomate (-39,69%);
Batata Inglesa (-15,76%);
Açúcar Cristal (-4,86%).

Já os 3 itens que ficaram mais caros foram:

Banana Caturra (11,64%),
Chã de Dentro (3,04%);
Feijão Carioquinha (2,20%).

Fonte: Jornal O Tempo – Caderno de Economia – Publicado em 07/08/2024 – Reportagem Mateus Pena.

Posted in Cesta Básica and tagged .