Custo da cesta básica em BH registra aumento após quatro quedas consecutivas

Os itens que tiveram maior aumento nos preços foram batata inglesa, tomate e leite
Custo da cesta básica em BH registra aumento após quatro quedas consecutivas
(Foto: Débora Oliveira/ PBH)

O custo da cesta básica em Belo Horizonte voltou a crescer em junho após quatro meses consecutivos de queda segundo um relatório do Ipead, Instituto de Pesquisas Econômicas ligado à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O valor agora chega a R$ 733,62, voltando ao patamar registrado em fevereiro deste ano.

O custo representa o gasto médio mensal de um trabalhador adulto com alimentação. O valor de R$ 733,62 na cesta básica em Belo Horizonte é o equivalente a 51,96% do valor de um salário mínimo que é de R$ 1.412,00. Em comparação com junho de 2023, a cesta básica neste ano está custando atualmente R$ 50,80 a mais. Em relação à proporção do salário mínimo, o custo é maior agora do que em junho do ano anterior, quando a cesta custava o equivalente a 51,73% do salário mínimo vigente à época.

A alta registrada neste mês de junho é a primeira após quatro quedas consecutivas, registradas de fevereiro a maio deste ano. Segundo a pesquisa da UFMG, dos 13 itens que compõem a cesta básica, os que tiveram maior aumento nos preços foram batata inglesa (22,40%), tomate (6,57%) e leite (5,53%).

Já os itens que ficaram mais baratos, foram feijão carioquinha (-9,24%), farinha de trigo (-5,92%) e manteiga (-2,05%).

Fonte: DeFato – Caderno de Economia – Publicado em 09/07/2024 – Reportagem Sara Zeferino.

Posted in Cesta Básica, Inflação, IPC and tagged .