Custo de vida e valor da cesta básica crescem em BH, diz pesquisa da UFMG

Batata inglesa (22,4%), tomate (6,57%) e leite (5,53%) foram os itens que mais tiveram alta de preço em junho
Pesquisa foi realizada pelo Ipead, Instituto de Pesquisas Econômicas ligado à UFMG

O custo da cesta básica em Belo Horizonte voltou a crescer em junho após quatro meses consecutivos de queda e chegou a R$ 733,62, voltando ao patamar registrado em fevereiro deste ano. Os dados são de um relatório do Ipead, Instituto de Pesquisas Econômicas ligado à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) que acompanha o custo da Cesta Básica em Belo Horizonte há quase 30 anos. Ainda segundo o Ipead, o custo de vida na capital mineira também subiu.

Sete dos 13 itens que compõe a cesta básica tiveram aumento em junho, com destaque para a batata inglesa (22,4%), tomate (6,57%) e leite (5,53%). Por outro lado, feijão carioquinha (-9,24%), farinha de trigo (-5,92%) e manteiga (-2,05%) foram os itens que mais ficaram baratos. A cesta básica em Belo Horizonte tem alta acumulada de 5,79% em 2024 e de 7,44% nos últimos 12 meses.

Custo de vida

Outra pesquisa divulgada pela Fundação Ipead mostra que o custo de vida na capital mineira, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo em Belo Horizonte (IPCA-BH), cresceu 1,23% em junho contra 0,62% em maio. Plano de saúde (6,91%), Tarifa de energia elétrica residencial (6,7%) e Seguro voluntário de veículos (4,08%) foram os itens com as maiores altas. Já as maiores quedas foram do mamão (26,33%) e banana prata (15,38%).

Fonte: Rádio Itatiaia – Caderno Cidades – Publicado em 08/07/2024 – Reportagem Célio Ribeiro.

Posted in Cesta Básica, Inflação, IPC and tagged .