IPCA de Belo Horizonte desacelera em abril e custo da cesta básica cai novamente

Excursões, passagens aéreas e móveis para sala foram responsáveis por segurar a inflação na capital mineira

Crédito: Divulgação/ BH Airport

Em abril deste ano, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Belo Horizonte subiu 0,24%, desacelerando frente a março, quando cresceu 0,52%. Os principais responsáveis por conter a inflação belo-horizontina foram os preços das excursões, passagens aéreas e móveis para sala. Os itens apresentaram baixas de 5,63%, 25,63% e 4,40%, respectivamente, no período.

Em contrapartida, os valores da gasolina comum, automóvel novo e refeição fora de casa contribuíram para o aumento do custo de vida na Capital. Dados do levantamento divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) apontam encarecimentos para os itens, de 3,85%, 1,51% e 0,88%, na mesma ordem.

Especificamente em relação aos grupos analisados pelo estudo, o de alimentação teve alta de 1,01%. Entre os subgrupos que compõem o índice, alimentação na residência subiu 0,43%, puxado pelo aumento de 3,65% dos alimentos in natura, e alimentação fora da residência cresceu 0,63%, com destaque para a elevação de 2,70% das bebidas em bares e restaurantes.

Já o grupo de produtos não alimentares apresentou variação positiva de 0,08%. Esse aumento foi consequência das elevações de 0,55% no subgrupo habitação e 0,36% no de produtos administrados – que inclui transporte, comunicação, energia elétrica, combustíveis, água e IPTU. Por outro lado, o subgrupo de despesas pessoais teve queda no custo médio de 0,20%.

Com o resultado de abril, o IPCA de Belo Horizonte acumulou alta de 3,14% no primeiro quadrimestre de 2024. Enquanto nos últimos doze meses, a elevação da inflação chegou a 5,85%.

Custo da cesta básica cai pelo terceiro mês consecutivo na Capital

O custo da cesta básica, que representa o gasto médio de um trabalhador adulto com alimentação, caiu pelo terceiro mês seguido em Belo Horizonte, conforme a Fundação Ipead. Após cair 0,31% em fevereiro e 0,60% em março, o indicador recuou 1,27% em abril. Desse modo, o valor da cesta na capital mineira atingiu R$ 719,57, o equivalente a 50,96% de um salário mínimo.

No período, oito dos 13 itens que compõem a cesta básica registraram queda nos preços. Confira:

• Banana caturra -24,26%
  • Feijão carioquinha -8,38%
  • Chã de dentro -1,20%
  • Leite -3,03%
  • Batata inglesa -2,15%
  • Arroz -2,85%
  • Farinha de trigo -1,82%
  • Açúcar cristal -0,18%

Do lado oposto, contribuindo para não deixar o custo cair ainda mais, as maiores altas foram do tomate, café moído e óleo de soja, com elevações de 21,53%, 7,77% e 2,94%, respectivamente.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – caderno de Economia – Publicado em 07/05/2024 – Reportagem Thyago Henrique.

Posted in Cesta Básica, Inflação, IPC and tagged .