Às vésperas da Páscoa, consumidores buscam o bacalhau no Mercado Central

Pesquisa do Ipead mostrou que o preço do bacalhau está mais em conta esse ano.

 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Às vésperas da Páscoa, consumidores foram ao Mercado Central de Belo Horizonte em busca de bacalhau e peixes para servir no almoço desta Sexta-Feira da Paixão (29) e domingo (31). O tradicional centro de compras na capital abriu as portas até às 13h neste feriadão.

E quem foi se disse satisfeito com os preços e o pescado. “Preço tá bom. Vamos passar o período de Páscoa em família, então fui na internet e vi que o mercado estaria aberto. Vim atrás do bacalhau e do grão de bico. O almoço será farto”, explicou o comerciante Cristiano, 45 anos, que estava acompanhado da esposa Natali. 

A engenheira ambiental Elbia, 43, disse que, além dos preços, aliar a um passeio no Mercado Central é gratificante. “Gostamos da conveniência mesmo, até mais pelo passeio e as compras também”, brincou.

Quem deixou as compras dos ingredientes típicos para a última hora enfrentou um pouco de fila e balcões cheios, mas pagou menos, conforme pesquisa Ipead.

Segundo o levantamento, o preço médio dos bacalhaus passou de R$ 121,50, em 2023, para R$ 111,63 neste ano. A redução mais acentuada foi no quilo do bacalhau Porto, posta, salgado, com queda de 21,11%; seguido pelo bacalhau Saithe, posta, dessalgado, com recuo de 15,33%. 

Fonte: Jornal Hoje em Dia – caderno Minas – Publicado em 29/03/2024 por Redação.

Posted in Pesquisa especial Páscoa and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br