Ovos de Páscoa têm leve aumento de preço e bacalhau fica mais barato em BH

Levantamento foi feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD/UFMG)
O preço médio do ovo de Páscoa ficou praticamente estável em 2024 na capital mineira, mas algumas marcas tiveram alta de até 13% na comparação com 2023 - Foto: João Godinho / O Tempo
O preço médio do ovo de Páscoa ficou praticamente estável em 2024 na capital mineira, mas algumas marcas tiveram alta de até 13% na comparação com 2023 — Foto: João Godinho / O Tempo

O preço médio dos ovos de Páscoa ficou praticamente estável em Belo Horizonte em 2024, com um valor de R$ 54,65, uma leve alta de 0,72% na comparação com 2023. No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA foi de 6,12%. A pesquisa foi feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD/UFMG).

A marca Cacau Show apresentou a maior variação de preços em relação aos praticados em 2023, com 13% de aumento. Por outro lado, a marca Garoto apresentou a maior queda média dos ovos (-3,98%).

Tabela de preços de ovos de chocolate

A diferença de preços entre os estabelecimentos para cada tipo de ovo de Páscoa chega a 80%, maior que a diferença encontrada em 2023. Ou seja, a pesquisa de preço é ainda mais importante neste ano.

Peixes

A Fundação Ipead também pesquisou as variações de preços de outros produtos muito consumidos neste período de Páscoa, como os peixes.

O preço médio do bacalhau recuou 8,12% entre 2023 e 2024. Em alguns estabelecimentos, a queda foi ainda maior e chegou a 26,88%.

Os demais peixes tiveram leve redução em média (-0,30%). A maior queda foi da sardinha (-15,26%) e o maior aumento do surubim (13,95%).

Tabela com preços de peixes
Outros produtos

Entre os demais produtos com maior demanda na Páscoa, o azeite apresentou o maior aumento entre 2023 e 2024, com alta de 56,59%, segundo a Fundação Ipead.

Tabela de preços de produtos na Páscoa

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 28/03/2024 – caderno de Economia – Redação

Posted in Pesquisa especial Páscoa and tagged .