Taxas de juros pagas pelos bancos aos clientes caem em dezembro

A Fundação IPEAD, que este ano comemora 75 anos, divulga os resultados da pesquisa de Taxa de Juros, realizada no mês de dezembro de 2023.

Destaques:

– Seis (6) das quatorze (14) taxas médias de juros cobradas pelos bancos nas operações com pessoas físicas no mês de dezembro apresentaram alta em relação ao observado no mês anterior.

– Cai o custo de Construção Civil (Imóveis na Planta) (-44,12%), Cartão de crédito parcelado (-7,83%) e Financiamento imobiliário com taxa de mercado (-3,45%).

– Quanto às taxas cobradas pelos bancos nas operações com pessoas jurídicas: Conta Garantida, Antecipação de faturas de cartão de crédito e Desconto de duplicatas, apresentaram alta.

– Entre as operações que apresentaram alta nas taxas de juros médias pode-se destacar o Cartão de Crédito Rotativo Total (21,96%).

– Entre as taxas de juros pagas pelos bancos em suas operações de captaçãotodas apresentaram queda.

 A meta da taxa Selic caiu para 11,75% ao ano, conforme deliberado na reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central realizada entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2023.

A divulgação da pesquisa completa está disponível no link https://www.ipead.face.ufmg.br/site/publicacoes/taxasJuros

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
(31) 3409-7110 / (31) 98419-9802
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Taxa de Juros and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br