Inflação de BH em 2023 cai para famílias mais pobres

IPCR recuou de 6,27% para 5,57% para aquelas que recebem de 1 a 5 salários mínimos; já o IPCA registrou aumento, segundo IPEAD
Gás ficou mais barato em 2023 em BH - Foto: Arquivo / Banco Central
Gás ficou mais barato em 2023 em BH — Foto: Arquivo / Banco Central

Alimentação mais barata em casa, especialmente pelo gás mais em conta, aliviou o custo de vida das famílias mais pobres em Belo Horizonte em 2023. Já comer fora de casa, energia elétrica e gasolina foram os grandes vilões do orçamento familiar no ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9/1) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG).

Segundo o documento, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo de BH (IPCA BH), ficou em 6,80% em 2023, um aumento de 0,47 pontos percentuais (p.p) acima do índice de 2022 (6,33%). Já no caso das famílias que recebem de 1 a 5 salários mínimos, o impacto do aumento da inflação foi menor. O Índice de Preços ao Consumidor Restrito de BH (IPCR) ficou em 5,57%, 0,70 pp abaixo do índice de 2022 (6,27%).

Além do custo da alimentação na residência ter recuado devido ao gás de cozinha mais barato, em 2023 houve uma queda significativa no preço das carnes. O frango caiu – 12,45%, o músculo recuou – 13,94% e a alcatra teve queda de – 7,62%.

“Alguns fatores, como as safras grandes no início do ano passado, de grãos principalmente, como o milho, que é alimentação de animais, ajudou a segurar o preço da carne. Durante 2021 e 2022 o índice estava sendo impactado pela pandemia, quando havia dificuldade de comercialização e aumento do custo com fertilizantes por conta da guerra da Ucrânia, que foi transferido para consumidores”, explica Santos.

Em contrapartida, segundo o economista, alguns aspectos pesaram na capital mineira para o aumento do IPCA, como o reajuste de tributos como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), estadual, em cerca de 40%, além do aumento de 10% na conta da Cemig. “Não tinha acontecido nos anos anteriores por causa da pandemia”, lembra Santos.

Ele observa que pesou ainda o reajuste dos planos de saúde, em quase 10%, e o preço das passagens de ônibus. “Teve uma elevação [nas passagens] de cerca de 30% e depois a queda, em junho do ano passado, que, mesmo sendo revertida, impactou no índice”, explica.

Santos destaca também que só a alimentação fora da residência subiu 11%, bem acima do índice geral e lembra que houve o fim das desonerações sobre o preço da gasolina.

O economista diz que a expectativa geral para 2024 é de uma inflação menor, mas observa que as previsões são atualizadas mês a mês. Ele afirma que, se confirmada a previsão de novos eventos significativos do clima, com chuvas intensas e temperaturas elevadas, o preço dos alimentos in natura devem ser pressionados nestes primeiros meses. “Isso gera piora na oferta e a colheita e venda de frutas e hortaliças tem um prazo muito curto”, explica Santos.

Veja destaques do balanço da inflação de BH em 2023:
  • No grupo alimentação, as maiores altas do ano foram alimentação em restaurante (11,10%) e alimentos in natura (9,72%).
  • Alimentação na residência subiu apenas 0,49% no ano.
  • Entre os itens de alimentos, azeite teve a maior elevação (60,63%) e óleo de soja a maior queda (-27,95%).
  • Carnes ficam mais baratas em 2023: frango (-12,45%), músculo (-13,93%), alcatra (-7,62%), peito de frango (-8,15), contrafilé (-9,53%)
  • Frutas ficam mais caras: melancia (56,78%), laranja (50,86%), maçã (11,63%), banana-prata (10,19%)
  • A energia elétrica subiu 28,03%, sendo o maior aumento dos itens não-alimentares.
  • Após as flutuações ao longo do ano, gasolina teve alta acumulada de 11,20% no ano.
  • Gás de cozinha teve queda de 6,88%.
  • Educação privada teve aumento: curso superior (15,94%), curso ensino fundamental (12,24%).

Fonte: Jornal O Tempo – caderno de de Economia – Publicado em 09/01/2024 – reportagem Shirley Pacelli

Posted in Balanço 2023, Inflação and tagged .