Quase 80% dos entrevistados na pesquisa revelam que desejam dar presentes, com tícket médio de R$ 127,03
O comércio de Belo Horizonte deve faturar mais no Natal deste ano, em relação a 2022. De acordo com uma pesquisa da Fundação IPEAD/UFMG (Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais), 79,97% dos entrevistados desejam dar presentes na data festiva, o que representa uma alta de 12,9% em relação ao ano passado. Este é o maior percentual desde o início dos levantamentos (2015).
Os consumidores que pretendem fazer compras de Natal também disseram na pesquisa quanto pretendem gastar. O valor médio dos presentes neste ano ficou em R$ 127,03, um ticket médio que se mantém estável em relação a 2022.
A pesquisa mostra também que 70,78% dos entrevistados pretendem comprar presentes de até R$ 150. A faixa de preço acima de R$ 250 foi citada por 13,64% dos consumidores ouvidos na pesquisa do IPEAD.
Em conclusão, há uma forte tendência de que o movimento do comércio de Belo Horizonte com as vendas de Natal seja mais expressivo neste ano em comparação ao ano passado. O crescimento da parcela de consumidores que desejam presentear deverá ser o principal responsável pelo aumento esperado das vendas.
A pesquisa de Natal da Fundação IPEAD/UFMG é realizada todos os anos, durante o mês de novembro, com 210 consumidores. O levantamento é feito de forma presencial.
Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 30/11/2023 por Alexandre Nascimento – caderno de Economia.