Financiamentos de veículos seguem em crescimento em Minas, aponta B3

Foram vendidas 49,2 mil unidades novas e usadas com operações de crédito no Estado em outubro

img
Em Minas Gerais, as vendas financiadas de veículos usados leves em outubro subiram 14,7%, somando 29.574 unidades | Crédito: Alisson J. Silva

Em outubro, os financiamentos de veículos em Minas Gerais somaram 49,2 mil unidades, entre novos e usados. Conforme os dados da B3, o número, que inclui automóveis leves, motos e pesados, apresentou um crescimento de 6,4% na comparação com setembro. Frente ao mesmo mês de 2022, a alta ficou em 17,3%.

No acumulado do ano, o financiamento de veículos já soma 448.704 unidades no Estado. O montante representa um crescimento de 9% frente a igual intervalo do ano passado.

O aumento dos financiamentos de veículos também foi verificado no cenário brasileiro. Conforme os dados da B3, as vendas financiadas de veículos em outubro somaram 534 mil unidades. O volume representou um crescimento de 6,6% em relação a setembro e uma elevação de 16,4% na comparação com o mesmo período de 2022.

De janeiro a outubro, as vendas financiadas de veículos em nível nacional somaram 4,8 milhões de unidades, um aumento de 8,2% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 370 mil unidades a mais.

Em nota, o gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro, explicou que outubro manteve o ritmo positivo visto nos meses anteriores.

“No mês de outubro, em Minas Gerais, registramos números positivos na comparação com o mês anterior e também contra o mesmo mês de 2022. Esse comportamento, no Estado, também é observado quando analisamos os números do mercado de financiamento de veículos em geral, acompanhando uma melhora nos dados macroeconômicos como, por exemplo, a estabilidade dos indicadores de inadimplência e redução das taxas de juros”, disse.

Queda dos juros favorecem demanda

Um dos fatores que está contribuindo para a alta nos financiamentos de veículos é a queda dos juros. Conforme a pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Fundação Ipead/UFMG), os juros vêm caindo há alguns meses.

Para se ter ideia, em maio, a taxa mensal para financiamento de automóveis em bancos e financeiras estava em 2,27%, índice que caiu para atuais 2,05% em outubro. Em janeiro, a taxa praticada foi de 2,23% e em outubro de 2022 de 2,19%.

Quanto aos juros para aquisição de automóveis nas montadoras, a taxa em outubro ficou em 1,54%, menor que a de 1,79% vista em janeiro e também menor frente aos 1,71% de juros registrados em outubro de 2022.

“Certamente o cenário para financiamento de automóveis é melhor atualmente. Não é possível afirmar que é resultado da Selic menor porque os bancos demoram para repassar as reduções da Selic para os clientes e não repassam integralmente. Ou seja, a Selic vai cair mais que a queda das taxas cobradas pelos bancos. Mas, de todo modo, é possível afirmar que a redução da Selic e da inflação estão favorecendo a queda das taxas de juros no financiamento de veículos. Porém, o efeito completo somente será visto daqui há alguns meses”, disse o economista do Ipead, Diogo Santos.

Segundo a B3, financiamentos de veículos avançam em todas as categorias em Minas Gerais

Em Minas Gerais, dentre as categorias financiadas, a de automóveis leves somou 35.699 unidades no mês passado. Assim, o número foi 15,2% maior frente a outubro de 2022. Em relação a setembro, houve aumento de 4,9%.

No mês, a maior parte dos financiamentos de automóveis leves ocorreu para veículos usados: 29.574 unidades. O resultado superou em 14,7% o volume de outubro do ano passado e em 5,6% quando comparado com setembro.

Para o Estado, o financiamento para a aquisição dos novos veículos leves somou 6.125 unidades em outubro, representando assim, uma elevação de 18,1% frente a igual mês de 2022 e de 1,8% na comparação com setembro.

Na categoria de motos, os financiamentos no Estado somaram 10.225 unidades. Volume 24% maior que em outubro de 2022 e 7,3% superior a setembro.

No caso dos veículos pesados, os financiamentos em Minas somaram 3.064 unidades em outubro, significando, então, frente ao mês anterior, 14,4% de alta e um avanço de 16,3% na comparação com outubro de 2022.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – Publicado em 15/11/2023 por Michelle Valverde – caderno de Finanças.

Posted in Taxa de Juros and tagged .