Eventos no Mineirão representam mais de R$ 1 bilhão na economia de Minas Gerais em 2022

Dado é de pesquisa realizada pelo Ipead, da UFMG. Atividades geraram mais de 7 mil empregos no estado.
Nos últimos anos Mineirão se tornou palco para a realização de shows nacionais e internacionais — Foto: Agência i7/Mineirão

Os eventos realizados no Mineirão geraram impacto de R$ 1,16 bilhão na economia de Minas Gerais em 2022. Só em Belo Horizonte, foram R$ 1,04 bilhão.

Os dados são de um estudo desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo a pesquisa, no ano passado, 206 eventos foram sediados no Mineirão, sendo 54 esportivos e 152 sociais, como shows e feiras, com um público total de 2.847.160 pessoas (veja detalhes na tabela abaixo).

Eventos no Mineirão em 2022

Tipo de eventosNúmero de eventosPúblico presente
Jogo internacional (Copa América, Libertadores, Sul-Americana)5209.117
Jogo (Copa do Brasil, Campeonato Mineiro e Brasileiro)491.716.758
Evento corporativo415.645
Evento social3191.052
Feira4456.900
Show36767.688

Fonte: Fundação Ipead/ UFMG

As atividades provocaram a injeção imediata de R$ 963 milhões na economia. Apesar de os jogos corresponderem a apenas 26% do total de eventos realizados, eles geraram 59% do impacto: R$ 575 milhões (veja nas tabelas mais abaixo).

• De acordo com o estudo, para cada R$ 1 gasto nas dependências do Mineirão em eventos esportivos com ingressos, alimentos e bebidas e estacionamento, R$ 3,97 são desembolsados fora do estádio.
  • No caso de eventos sociais, a cada R$ 1 no interior do equipamento, R$ 2,67 são despendidos fora.

“A injeção imediata compreende os valores que o público declarou que despendeu para se deslocar até o Mineirão, para se hospedar em BH, para comprar ingressos, alimentação, para transporte na capital ou até aqui, para comprar presentes e fazer turismo no entorno. Quando esse valor é despejado na economia, gera efeitos. Um restaurante, por exemplo, quando vende mais, acaba investindo em mão de obra e equipamentos”, explicou o economista e superintendente do Ipead, Renato Mogiz.

Em BH, os maiores efeitos nas vendas foram verificados sobre os serviços de alimentação (R$ 311 milhões), arte e cultura (R$ 179 milhões) e alojamento em hotéis e similares (R$ 146 milhões).

Segundo a pesquisa, os eventos no Mineirão geraram 7.232 empregos em Minas Gerais, sendo 6.984 na capital. Além disso, as atividades produziram R$ 61,5 milhões em impostos no estado.

“O equipamento Mineirão tem um grande potencial de movimentar e atrair recursos para Belo Horizonte e o entorno e gera muito impacto positivo para as principais variáveis socioeconômicas, como emprego, renda e impostos. É um equipamento que impulsiona a economia”, afirmou Mogiz.

Recordes e perfil do público

Entre os eventos esportivos, o que mais levou público ao Mineirão em 2022 foi a partida entre Cruzeiro e CSA, realizada no dia 6 de novembro, pela última rodada da série B do Campeonato Brasileiro: 61.291 pessoas estavam presentes.

Já entre os eventos sociais, os recordes de público foram batidos nos shows de Milton Nascimento e Metallica, ambos com mais de 50 mil pessoas.

“O ano de 2022 foi, sem dúvida, o melhor ano do Mineirão desde a reforma. Foi a primeira vez que Cruzeiro e Atlético escolheram o Mineirão como casa para toda a temporada. Paralelamente, com diálogo e planejamento, conseguimos ocupar a capacidade ociosa do estádio com shows e eventos”, disse o diretor do Mineirão, Samuel Lloyd.

Último show de Milton Nascimento, no Mineirão — Foto: TV Globo

Segundo a pesquisa do Ipead, o público dos eventos no Mineirão tem o seguinte perfil:

. idade entre 25 e 44 anos, com exceção das feiras, onde a maioria tem entre 45 e 59 anos;

. ensino médio completo ou nível superior completo;

. renda familiar mensal de dois a cinco salários mínimos;

. homens são maioria nos jogos de futebol, e mulheres, em shows.

Fonte: G1 Minas Gerais – Publicado em 29/10/2023 – reportagem Rafaela Mansur.

Posted in Impactos Socioeconômicos do Mineirão and tagged .