Desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), a pesquisa sobre a Pretensão de compra para o Dia das Crianças, aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC BH), avaliou as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para essa data comemorativa. O resultado mostrou que caiu a parcela de consumidores interessados em presentear no próximo dia 12 de outubro, em comparação ao ano anterior. A porcentagem de 2022 estava em 44,29% e agora desceu a 41,90%, atingindo o mesmo patamar de 2018. Confira o estudo completo no site do Ipead.
Dentre os consumidores que pretendem presentear, o valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2023 é de R$ 83,52 para cada criança. Desse modo, é possível esperar que neste Dia das Crianças o comércio na capital terá menos movimento em termos de volume de compras, mas o valor médio gasto será superior ao ano passado. Houve um aumento da parcela que afirma pretender gastar valor igual ou superior ao ano anterior, de 64,28% para 74,70%. O crescimento é de cerca de 16%. Além disso, a compra presencial ainda é a escolhida pela maioria dos consumidores, 54,55%.
Essa pesquisa é realizada uma vez ao ano, no mês de setembro, com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC BH, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar. Os resultados obtidos com a pesquisa de Pretensão de compra para o Dia das Crianças permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros. As pesquisas foram realizadas de forma presencial.
Índice de Confiança do Consumidor (ICC)
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é composto pelo Índice de Expectativa Econômica (IEE) e pelo Índice de Expectativa Econômica (IEE). O ICC referente ao mês de setembro interrompeu três altas consecutivas e caiu 3,44% em comparação ao mês anterior, registrando agora 41,85 pontos. Os principais responsáveis pela queda foram a percepção sobre a situação econômica do país (-8,82%), situação financeira da família atual (-4,80%) e no emprego (-4,74%). O segmento de vestuário e calçados apresentou a maior intenção de compra, representando 17,62% das indicações dos entrevistados.
Sobre o Ipead
A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais