Cesta básica consome mais da metade do salário mínimo em BH; saiba o valor

Maioria dos produtos ficou mais barata, mas altas mais significativas impulsionaram aumento da média em julho
Cesta básica varia entre cada Estado - Foto: EBC
Cesta básica varia entre cada Estado — Foto: EBC

A maior parte dos itens que compõem a cesta básica em Belo Horizonte ficou mais barata no último mês, entre junho e julho. Mesmo assim, o aumento de alguns produtos foi o bastante para deixá-la quase 1,5% mais cara nesse período. A cesta com 13 itens custa R$ 692,88, aproximadamente 52,5% do valor do salário mínimo (R$ 1.320), segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead) da UFMG, divulgado nesta segunda-feira (07/08).

Confira o que ficou mais caro e o que ficou mais barato no mês:

• Batata inglesa: -7,37%
  • Feijão carioquinha: -4,25%
  • Manteiga: -1,62
  • Pão francês: -0,4%
  • Leite pasteurizado: -0,71
  • Café moído: -1,75
  • Arroz: -1,73
  • Óleo de soja: 0,72
  • Açúcar cristal: 0,67%
  • Farinha de trigo: 2,71%
  • Chã de dentro: 0,78%
  • Banana caturra: 11,39%
  • Tomate: 12,72%

No acumulado de 2023, a cesta básica ficou 2,61% mais barata. Já na comparação com o mesmo período de 2022, ela ficou quase 2% mais cara. Por outro lado, em agosto, o preço do hortifrúti caiu em Belo Horizonte, com quedas superiores a 30% de alguns produtos, segundo levantamento recém-divulgada pelo site de pesquisa Mercado Mineiro.

Custo de vida cai em BH, com queda da passagem de ônibus

O custo de vida em Belo Horizonte diminuiu em julho deste ano, segundo a Fundação Ipead. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação calculada na cidade, caiu 0,22% no mês — mesmo assim, está 4,66% mais elevada, no acumulado do ano, e 5,16% nos últimos 12 meses.

Ainda que a cesta básica tenha ficado mais cara, há tendência de diminuição de preços dos alimentos, especialmente fora de casa, segundo a Fundação Ipead. A maior queda no período foi do grupo de produtos administrados, que incluem custos com transporte — a passagem de ônibus voltou para R$ 4,50 em julho

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 07/08/2023 por Editoria de Economia.

Posted in Cesta Básica and tagged .