Fundação Ipead fecha contrato com rede internacional de filantropia

img
O projeto contempla a contratação de pesquisadores de várias instituições do Brasil e de estudantes | Crédito: Elton Lopes

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais – Ipead – que, neste ano, comemora 75 anos, acaba de fechar um contrato de US$ 150 mil com a Open Society, rede internacional de filantropia fundada pelo magnata George Soros e uma das maiores financiadoras privadas do mundo de grupos da sociedade civil.

A assinatura foi possível depois que o Ipead conquistou o Certificado de Determinação de Equivalência, que considera a Fundação equivalente a uma entidade beneficente pública norte-americana. O certificado é concedido pela NGOsource, uma organização independente sem fins lucrativos dos Estados Unidos.

O NGOsource é um projeto do Council on Foundations e da TechSoup, que ajuda os doadores americanos a simplificar e economizar em suas doações internacionais.

O Ipead foi a Fundação escolhida para ser gestora de um contrato que vai envolver pesquisadores do Brasil e do exterior, com foco no estudo sobre a política fiscal de um conjunto de países países da OCDE e da América Latina, cobrindo o período de 1978-2018.

“Estamos muito honrados com esta parceria e muito otimistas com as possibilidades que esta certificação nos apresenta”, afirma o presidente do Ipead, professor Fabrício José Missio, que complementa: “é possível  afirmar que, ao final do projeto, a Fundação estará ainda mais capacitada, uma vez que o desenrolar do trabalho envolve um processo de aprendizado, tanto do ponto de vista da pesquisa em si, sobre a qual os pesquisadores do Ipead terão contato, quanto do ponto de vista da sua capacidade de mobilizar recursos, especialmente no que se refere a rede de pesquisadores, nacionais e internacionais”.

O projeto contempla a contratação de pesquisadores de várias instituições do Brasil e de estudantes.

“A Fundação vai ter o orgulho de propiciar a formação de novos pesquisadores no Brasil e de facilitar o financiamento de pesquisas, especialmente num país onde este tipo de financiamento é escasso”, afirma o presidente do Ipead.

Os trabalhos já se iniciaram com a processo de seleção dos pesquisadores assistentes (alunos de mestrado e doutorado).

Em junho, está previsto o início dos trabalhos de pesquisa propriamente ditos, com uma reunião de kick-off e a definição de uma agenda de trabalho para a equipe.

“O projeto tem dentre seus objetivos entender melhor as consequências macroeconômicas do estímulo fiscal. Para tanto, propõem fornecer uma avaliação empírica confiável e abrangente do efeito da política fiscal expansionista sobre a desigualdade, os resultados do mercado de trabalho, a atividade econômica e a inflação”, explica o professor.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – Publicado em 29/05/2023

Posted in 75 Anos IPEAD and tagged .