IPCA sobe na Capital e acumula alta de 4,52% no ano

img
Os Alimentos in natura foram os produtos com a maior variação no mês, alta de 3,03% Crédito: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Belo Horizonte subiu 0,44% em maio. A inflação acumulada em 2023 apresentou alta de 4,52%. O indicador está 0,17 pontos porcentuais (p.p.) acima do registrado em abril.

Já nos últimos doze meses a variação apresentou crescimento de 6,26%. É o que aponta a pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).

Dentre os 11 grupos que compõem o IPCA, os que apresentaram as variações mais elevadas foram os Alimentos in natura (3,03%), Bebidas em bares e restaurantes (2,03%) e Produtos administrados (1,98%). Já as maiores quedas ocorreram em Alimentos industrializados, recuo de 2,03%, e Artigos de residência, com redução de 1,58%.

No acumulado do ano, os principais responsáveis pela alta no índice foram as Bebidas em bares e restaurantes (8,92%) e Produtos administrados (8,37%). O indicador poderia apresentar uma variação ainda mais elevada se não fosse, principalmente, a forte queda dos Artigos de residência (-7,08%).

As Bebidas em bares e restaurantes (15,59%), os produtos de Saúde e cuidados pessoais (12,54%) e as Despesas pessoais (10,86%) foram os produtos com as maiores elevações nos últimos 12 meses. Por outro lado, os Produtos administrados (-2,71%) e os Artigos de residência (2,05%) foram os únicos a apresentarem uma redução no período.

O conjunto de produtos não alimentares apresentou as maiores variações no mês (0,51%) e no acumulado do ano (5,17%). Já a maior variação acumulada em 12 meses foi do grupo de Alimentação, com alta de 7,39%.

A pesquisa também apontou que o Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR) da capital mineira, que considera famílias com renda de até 5 salários mínimos, apresentou crescimento, de 1,71% em maio.

Contribuição na variação do IPCA

Em termos de participação de produtos específicos para a variação do IPCA, o grande destaque do mês de maio foi a Tarifa de ônibus urbano. Ela puxou o índice para cima em 0,57 p.p..

Já o grande responsável por segurar a inflação na Capital em abril, de acordo com dados do Ipead, foram as passagens aéreas. Esse produto contribuiu com a variação negativa do índice em -0,15 p.p..

Fonte: Jornal Diário do Comércio – Publicado em 01/06/2023 por Leonardo Leão.

Posted in Cesta Básica, Inflação, IPC and tagged .