Reajuste de ônibus fez custo de vida em BH subir 0,44%; veja lista da inflação

Inflação na capital em maio foi maior do que a de abril por causa do transporte público; confira o que mais subiu e o que mais ficou barato em BH
Diogo Santos, economista do Ipead/UFMG
Diogo Santos, economista do Ipead/UFMG — Foto: Ipead/Divulgação

Pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais – Ipead, que comemora 75 anos em 2023, mostra que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Belo Horizonte, que considera o custo de vida das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos, subiu 0,44% em maio deste ano. Segundo o instituto, a inflação na capital acumula alta de 4,52% em 2023 (de janeiro a maio) e, nos últimos doze meses de 6,26%. O grande vilão da inflação de maio em BH foi o ônibus urbano, com alta de 22,7%.

Segundo o economista do Ipead, Diogo Santos, o crescimento da inflação em BH em maio se deve, em primeiro lugar ao impacto do reajuste das tarifas de ônibus ocorrido no final de abril. Mas, além deste item, houve também elevação de preços de alimentos in natura e alimentação em restaurantes. “Por outro lado, a alimentação na residência manteve uma trajetória de redução dos preços nas últimas semanas, contribuindo para frear o crescimento da inflação. Outros itens que também apresentaram queda de preço no período foram passagens aéreas e excursões”, completou.

Segundo o Ipead, o custo da cesta básica apresentou alta em maio de 1,75%, passando a custar R$ 701,27. É a primeira alta após três quedas mensais consecutivas. Os principais responsáveis pela alta foram o tomate (31,87%), açúcar cristal (4,65%), manteiga (2,82%) e o feijão carioquinha (2,39%).

Ainda segundo o instituto, no entanto, os custos da alimentação dentro das residências acumulam queda de 1,31% no ano. Também as quedas nas passagens aéreas ajudaram a segurar a inflação de maio, com recuo de 37,81%. A inflação de abril tinha fechado em 0,27% na capital.

Confira o que mais subiu e o que mais caiu de preço em BH em maio:
As maiores altas
  • Ônibus urbano: 22,74%
  • Refeição fora de casa: 2,13%
  • Empregado doméstico: 1,38%
  • Perfume: 9,34%
  • Bijuteria: 19,04%
As maiores quedas
  • Passagem aérea: -37,81%
  • Excursões: -2,69%
  • Pão francês: -5,66%
  • Blusa feminina: -26,82%
  • Iogurte com polpa de frutas: -18,50%

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 01/06/2023 por Karlon Aredes.

Posted in Inflação, IPC and tagged .