Reajuste de tarifa de ônibus em BH puxa inflação para 0,27% em abril

Indicador registrou queda em relação ao mês anterior, quando mostrou 1,24%; recuo mensal foi influenciado pela redução do preço médio da gasolina

Puxada pelo reajuste das tarifas de ônibus, que saltaram de R$ 4,50 para R$ 6, a inflação subiu 0,27% em Belo Horizonte em abril. No entanto, o indicador registrou queda em relação ao mês anterior, quando o índice mostrou 1,24%. Esse recuo foi influenciado pela redução do preço médio da gasolina, que caiu 1,89% em abril. Vale lembrar que foi a primeira queda do preço do combustível desde dezembro de 2022. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) nesta segunda-feira (8).

Apesar dessa desaceleração, o levantamento mostra que a tendência é de maior crescimento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo de BH (IPCA-BH) nas próximas semanas, quando o indicador deverá absorver todo o efeito do reajuste nas tarifas de ônibus urbano da capital mineira. No ano de 2023, o índice acumula crescimento de 4,06%, e nos últimos doze meses, de 5,87%. O Ipead também divulgou nesta segunda a queda de 1,21% do preço da cesta básica em BH, registrando assim o 3º recuo seguido.

As famílias que recebem de 1 a 5 salários mínimos perceberam uma inflação maior, de 0,68%, quando comparadas às demais famílias. Segundo o economista do Ipead, Diogo Santos, essa percepção foi influenciada pelo custo com transporte, uma vez que esse é o item de maior peso na economia dessas famílias. “Em um cenário hipotético, em que não tivesse ocorrido o reajuste das tarifas, a inflação sentida por esse grupo teria sido de 0,13%,” enfatizou o economista.

Dentre os 11 grupos que compõem o IPCA, a maior alta foi de 2,43% em vestuário e complementos. Por outro lado, a pesquisa mostrou que os gastos com alimentação acumularam queda de 0,31% ao ano. A redução registrou uma interrupção neste período do processo inflacionário deste grupo alimentício, o que contribuiu para a trajetória de desaceleração da inflação ao longo de abril.

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 11/05/2023 por Nubya Oliveira.

Posted in Inflação, IPC and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br