Cesta básica em BH encerra fevereiro em queda; veja o que ficou mais barato

(FLÁVIO TAVARES)

A cesta básica ficou 2,32% mais barata em Belo Horizonte, puxada pela queda nos preços dos alimentos “in natura”, como frutas e legumes. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (03), pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais.

Produtos que subiram muito em 2022 e alimentaram a inflação de 6,64% no acumulado de 12 meses, agora tiveram quedas. A batata, por exemplo, teve uma queda de 19,71% em fevereiro depois de encerrar dezembro do ano passado com alta de 14,83%; O tomate, outro que tem registrado altas frequentes também teve destaque na redução da cesta básica na capital mineira com queda de 26,50% no mês.

Segundo o Ipead, a cesta básica de Belo Horizonte, que tem 13 itens básicos de consumo para uma família com quatro pessoas, custa hoje R$ 698,99 e equivale a quase a metade do salário mínimo vigente, hoje em R$ 1.302, de acordo com o governo federal.

Fonte: Jornal Hoje em Dia – Publicado em 03/03/2023 por Hermano Chiodi.

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .