IPCA de fevereiro registra alta de 0,47% em Belo Horizonte

No mês passado, o custo do ensino superior e os preços de seguro automotivo impulsionaram o índice da IPEAD

img

Preços de alimentos in natura recuaram 6,76% em fevereiro na capital mineira, de acordo com informações da Fundação Ipead | crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

O custo de vida na capital mineira medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que apura a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos, registrou elevação de 0,47% em fevereiro deste ano.

O resultado foi menor que o verificado em janeiro, que apresentou alta de 2,04%, conforme a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Fundação Ipead). Entretanto, a inflação do segundo mês de 2023 é superior frente a igual mês do ano passado (0,21%).

O gerente de pesquisa da Fundação Ipead/UFMG, Eduardo Antunes, destaca que entre produtos e serviços, as maiores contribuições para elevação da inflação na capital mineira foram dos cursos superiores, com alta de 11,69%, do seguro voluntário, que ficou 8,19% mais caro, além da refeição, com elevação de 1,95%.

Dentre os 11 itens agregados que compõem o IPCA, os principais destaques foram as altas de 7,53% para bebidas em bares e restaurantes e de 1,76% para alimentação em restaurante. Alimentos de elaboração primária registraram incremento de 1,58% e saúde e cuidados pessoais tiveram elevação de 1,12% em fevereiro.

No sentido oposto, destacam-se as quedas de 6,76% para alimentos in natura e de 1,03% para artigos de residência.

Nos últimos 12 meses, o IPCA  acumula alta de 6,64%. E no ano, a inflação na capital mineira chega a 2,51%. Antunes afirma que a situação da inflação é preocupante e que há risco de o índice chegar a dois dígitos neste ano. “A perspectiva para março é de uma alta expressiva da inflação, situação influenciada principalmente pela reoneração dos combustíveis. Afinal, é um produto que contamina outros, pois interfere no custo, que mais alto acaba sendo repassado”, observa. Outro fator que deve ajudar a aumentar o índice no terceiro mês do ano é o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

IPCR

A Fundação Ipead também calcula o Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR),referente às famílias com renda de um a cinco salários mínimos, apresentou alta de 0,20% em fevereiro, variação menor que a verificada em janeiro (1,29%). Em fevereiro de 2022, o índice teve elevação de 0,15%.

Os resultados de fevereiro de 2023 foram obtidos mediante comparação dos preços médios praticados no período de 01 a 28 de fevereiro (quarta quadrissemana de fevereiro), com os preços médios praticados entre 01 e 31 de janeiro de 2023. A quarta quadrissemana de fevereiro é o período que compreende todas as semanas de fevereiro de 2023.

A instituição também divulgou ontem o custo da cesta básica em Belo Horizonte, que apresentou queda em fevereiro de 2,36%, custando R$ 698,99. Os principais responsáveis por essa queda foram o tomate, batata inglesa e o óleo de soja.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – Publicado em 04/03/2023 por Juliana Gontijo.

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .